Cassilândia, Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2018

Últimas Notícias

07/04/2005 10:04

Comitiva do Sebrae de MS está no Japão

Contexto Assessoria

Desde segunda-feira uma extensa agenda está sendo cumprida pela comitiva do Sistema Sebrae no Japão. O principal objetivo da viagem é a assinatura do convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nesta quinta-feira (7), realizada no escritório da instituição em Okinawa, ilha ao sul do Japão. Sebrae e BID serão os patrocinadores do Projeto Dekassegui destinado à capacitação em empreendedorismo e apoio aos descendentes japoneses, que regressam ao Brasil depois de viverem no Japão.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, Manoel Catarino Paes Peró integra a comitiva e hoje participa da assinatura do convênio. Estarão na solenidade o presidente do BID, Enrique Iglesias, o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, integrantes da comitiva do Sebrae, diplomatas, e representantes de instituições e comunidades brasileiras no Japão. Integram a missão do Sebrae ao Japão, além do presidente do Sebrae Nacional, Paulo Okamotto, o assessor de assuntos internacionais, Renato Caporali, o presidente do Conselho Deliberativo do Pará, Fernando Teruó Yamada, a diretora-superintendente do Sebrae no Pará, Oslecy Rocha Garcia, e o coordenador do Projeto Dekassegui da Associação Brasileira de Dekasseguis, Kiyoharu Miike.

Cada instituição será responsável por 50% dos recursos necessários ao projeto, o que equivale a US$ 1,55 milhão, que juntos totalizam US$ 3,1 milhões. A solenidade integra a programação que antecede a 46ª Assembléia de Governadores do BID, de 10 a 12 de abril, no Centro de Convenções de Okinawa.



Comunidades



O Projeto Dekassegui será desenvolvido durante os próximos quatro anos e atenderá especialmente as comunidades mais populosas de imigrantes japoneses, localizadas nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pará e Paraná. Nesses estados moram o maior número de dekasseguisO Sistema Sebrae será o responsável pela implantação e gestão do projeto, constituído por capacitações em empreendedorismo, encontros e seminários.

A expressão 'dekassegui' refere-se aos migrantes japoneses de segunda geração, nascidos no Brasil, que optam por viver e trabalhar temporariamente no Japão, visando poupar dinheiro. Segundo estudo recente do BID, um entre cinco dekasseguis retornam ao Brasil, após cinco anos, em média. A maioria abre pequenos negócios no País com a poupança gerada no Japão. Dados do BID apontam que no fim de 2002 viviam cerca de 270 mil imigrantes brasileiros no Japão, tornando a comunidade brasileira a terceira maior de imigrantes naquele país, depois dos coreanos e chineses.

Na sexta-feira (8), consta da agenda da comitiva do Sebrae: visita ao pavilhão de exposições da Expobusiness, no Nagoya Trade & Industry Center; reunião com o embaixador Eurico de Freitas, cônsul geral do Brasil; visita ao presidente do Centro de Apoio a Pequena e Média Empresa de Aichi; visita a lojas de brasileiros; e encontro com empreendedores e empresários brasileiros de Aichi. No sábado (9), a comitiva do Sebrae visitará empresas de brasileiros no Japão.





Mais informações pelos telefones 325-4113 ou 325-4119

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 23 de Fevereiro de 2018
Quinta, 22 de Fevereiro de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)