Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

07/04/2005 10:04

Comitiva do Sebrae de MS está no Japão

Contexto Assessoria

Desde segunda-feira uma extensa agenda está sendo cumprida pela comitiva do Sistema Sebrae no Japão. O principal objetivo da viagem é a assinatura do convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nesta quinta-feira (7), realizada no escritório da instituição em Okinawa, ilha ao sul do Japão. Sebrae e BID serão os patrocinadores do Projeto Dekassegui destinado à capacitação em empreendedorismo e apoio aos descendentes japoneses, que regressam ao Brasil depois de viverem no Japão.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, Manoel Catarino Paes Peró integra a comitiva e hoje participa da assinatura do convênio. Estarão na solenidade o presidente do BID, Enrique Iglesias, o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, integrantes da comitiva do Sebrae, diplomatas, e representantes de instituições e comunidades brasileiras no Japão. Integram a missão do Sebrae ao Japão, além do presidente do Sebrae Nacional, Paulo Okamotto, o assessor de assuntos internacionais, Renato Caporali, o presidente do Conselho Deliberativo do Pará, Fernando Teruó Yamada, a diretora-superintendente do Sebrae no Pará, Oslecy Rocha Garcia, e o coordenador do Projeto Dekassegui da Associação Brasileira de Dekasseguis, Kiyoharu Miike.

Cada instituição será responsável por 50% dos recursos necessários ao projeto, o que equivale a US$ 1,55 milhão, que juntos totalizam US$ 3,1 milhões. A solenidade integra a programação que antecede a 46ª Assembléia de Governadores do BID, de 10 a 12 de abril, no Centro de Convenções de Okinawa.



Comunidades



O Projeto Dekassegui será desenvolvido durante os próximos quatro anos e atenderá especialmente as comunidades mais populosas de imigrantes japoneses, localizadas nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pará e Paraná. Nesses estados moram o maior número de dekasseguisO Sistema Sebrae será o responsável pela implantação e gestão do projeto, constituído por capacitações em empreendedorismo, encontros e seminários.

A expressão 'dekassegui' refere-se aos migrantes japoneses de segunda geração, nascidos no Brasil, que optam por viver e trabalhar temporariamente no Japão, visando poupar dinheiro. Segundo estudo recente do BID, um entre cinco dekasseguis retornam ao Brasil, após cinco anos, em média. A maioria abre pequenos negócios no País com a poupança gerada no Japão. Dados do BID apontam que no fim de 2002 viviam cerca de 270 mil imigrantes brasileiros no Japão, tornando a comunidade brasileira a terceira maior de imigrantes naquele país, depois dos coreanos e chineses.

Na sexta-feira (8), consta da agenda da comitiva do Sebrae: visita ao pavilhão de exposições da Expobusiness, no Nagoya Trade & Industry Center; reunião com o embaixador Eurico de Freitas, cônsul geral do Brasil; visita ao presidente do Centro de Apoio a Pequena e Média Empresa de Aichi; visita a lojas de brasileiros; e encontro com empreendedores e empresários brasileiros de Aichi. No sábado (9), a comitiva do Sebrae visitará empresas de brasileiros no Japão.





Mais informações pelos telefones 325-4113 ou 325-4119

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)