Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Comissão vai investigar controle de tráfego aéreo

17 de novembro de 2006 - 14:29

Será instalada nesta sexta-feira a comissão, em reunião no Ministério da Defesa, em Brasília (DF), a comissão que analisará o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, criada por força de uma portaria interministerial publicada quinta-feira (16) no "Diário Oficial" da União. A comissão deverá propor soluções para a crise nos aeroportos em até 60 dias.

A equipe será coordenada pelo ministro da Defesa, Waldir Pires, e terá representantes dos ministérios da Fazenda e do Planejamento, da Advocacia Geral da União, do Comando da Aeronáutica, da Agência Nacional de Aviação Civil, da Infraero e de três instituições da sociedade civil a serem escolhidas pelo ministro.

Nesta semana, Pires disse que a criação do grupo de trabalho significa uma "sensibilidade expressa a uma aspiração de toda a área de controladores [de tráfego aéreo]".

Os problemas no tráfego aéreo brasileiro começaram no final de outubro, com a primeira das duas seqüências de atrasos e cancelamentos de vôos que ocorreriam em menos de um mês. Elas ocorreram nos dias que precederam o feriado prolongado de Finados (2) e o feriado da Proclamação da República (15).

Um dos principais motivos do caos instaurado nos aeroportos foi a chamada operação-padrão implantada pelos controladores de tráfego aéreo. Eles decidiram restabelecer à força padrões internacionais de segurança. O quadro era pior no Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), em Brasília (DF), onde a equipe ficou reduzida após o afastamento dos profissionais ligados à queda do Boeing da Gol, ocorrida em setembro.




Folha Online

SIGA-NOS NO Google News