Cassilândia, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

16/08/2016 17:00

Comissão torna descumprimento de obrigação do ECA improbidade administrativa

Agência Câmara

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou, na terça-feira (9), o Projeto de Lei 1248/15, do deputado Betinho Gomes (PSDB-PE), que inclui o descumprimento das obrigações impostas ao poder público no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei 8.069/90) como ato de improbidade administrativa.

Entre as obrigações dos estabelecimentos para reeducação de menores infratores, estão a necessidade de oferecer atendimento personalizado; além de cuidados médicos, psicológicos, odontológicos e farmacêuticos; e propiciar escolarização e profissionalização.

Atualmente, fraudar concurso e negar publicidade a atos oficiais são atos contrários de improbidade administrativa previstos em lei (8.429/92).

O texto também tirou a obrigação de cumprir exigência de garantir acessibilidade como ato de improbidade administrativa.

Segundo o relator na comissão, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), a proposta vai garantir o pleno cumprimento das disposições legais contidas no ECA pelo poder público.

Críticas
Alguns deputados mostraram preocupação com a dureza da medida que pode punir prefeitos com falta de recursos. “Já existem instrumentos como os termos de ajustamento de conduta (TAC). Vai acabar havendo criminalização de gestores não por displicência, mas por incapacidade orçamentária”, disse o deputado Pepe Vargas (PT-RS). Segundo ele, o texto poderia penalizar centenas de prefeitos por causa da falta de recursos.

Para o deputado Mario Heringer (PDT-MG), é necessário haver margem para posturas discricionárias que o prefeito precisa adotar, como priorizar uma área em detrimento de outra na gestão.

O deputado Mandetta (DEM-MS) disse, como exemplo, que nenhuma prefeitura cumpre a regra de criação de creches, previstas no Plano Nacional de Educação (PNE), e a proposta vai contra essa regra ao penalizar os prefeitos. “O projeto vai trazer muito sofrimento a muitas pessoas que buscam construir o desafio geracional.”

Previsão constitucional
O relator, Eduardo Barbosa, lembrou que a atenção à infância e à adolescência está prevista como prioridade na Constituição e até hoje não foi efetivada. “Mesmo sendo prioridade absoluta, a nossa geração não conseguiu implementar o que é prioritário na Constituição Federal fazendo com que ela fosse algo belo, mas sem aplicação”, afirmou.

Segundo o deputado Silas Freire (PR-PI), não há somente prefeitos que descumprem as obrigações do ECA por falta de recursos. “Têm os gestores que querem fazer, mas têm aqueles que não querem fazer nada.”

Tramitação
A proposta ainda será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania; depois, segue para o Plenário.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

PL-1248/2015

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)