Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Comissão reprova consórcio para contratar domésticos

Agência Câmara - 24 de março de 2005 - 14:39

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público rejeitou ontem o Projeto de Lei 2892/04, do deputado Eduardo Valverde (PT-RO), que permite a contratação de empregados domésticos por meio de consórcio de empregadores familiares. Nessa nova modalidade de contratação, que deverá ser registrada, os empregadores poderão compartilhar os serviços dos empregados domésticos, responsabilizando-se solidariamente pelas obrigações trabalhistas e previdenciárias.
O objetivo do projeto, segundo o autor, é estimular o registro do trabalhador diarista. "O status de empregado doméstico é mais vantajoso e protegido do que a condição de diarista", avalia Valverde.

Vantagem
Já a relatora, deputada Ann Pontes (PMDB-PA), considera que a eventualidade é a principal vantagem da jornada do diarista. "Quem não desejar mais exercer a atividade poderá, a qualquer momento, procurar um emprego registrado como doméstico", declarou.
A deputada supõe que a maioria dos diaristas não faz essa opção por interesse próprio, pelo fato de receber uma remuneração maior. Ela lembra que esses trabalhadores podem se registrar na Previdência Social como autônomos.

SIGA-NOS NO Google News