Cassilândia, Terça-feira, 24 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

01/02/2005 14:24

Comissão propõe alterações no SISBOV

Famasul Notícias

A Comissão Temática, constituída pela Câmara Setorial da Carne Bovina em dezembro último, para estudar e propor modificações na estrutura operacional do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (SISBOV), já elencou várias sugestões para a adequação do sistema. Entre elas o uso da GTA (Guia de Trânsito Animal) para o controle da entrada e saída das propriedades, movimentações de animais e identificação da origem e destino dos mesmos. Com isso, o Documento de Identificação Animal (DIA) será substituído por um anexo ao GTA a ser preenchido pelo criador na hora do embarque dos animais.

Tal procedimento, segundo o coordenador do Grupo Temático, Jader Jacomini Ferreira, simplificará a operacionalidade do Sisbov sem perda da confiabilidade do sistema.

Outra mudança é o maior envolvimento das Agências Estaduais de Defesa Sanitária Animal na agilização do processo, com a emissão automatizada dos GTAs, a partir do estoque de animais cadastrados. Tal iniciativa vai racionalizar procedimentos na relação produtor, agência e certificadoras.

Outra proposta será o livre comércio das marcas de identificação dos animais, com a eliminação do prazo de colocação, que antes expirava em 90 dias, a partir da entrega na propriedade. A medida, além de estabelecer a livre concorrência, dará ao criador a opção de compra no momento em que julgar mais conveniente.

A Comissão sugere ainda a dispensa da marcação do animal com o número do Sisbov, quando o mesmo já estiver identificado pelo serviço de registro genealógico de uma associação de raça. Esse procedimento evita a dupla identificação, possibilitando a "linkagem" dos números no registro genealógico com a base de dados do Sisbov. A vantagem é minimizar custos para o criador na compra de um novo sistema de marcação, além economizar tempo no manejo dos animais nas propriedades.

Por último, a comissão propõe o reconhecimento do sistema de identificação dos animais, nas propriedades em que o processo de gestão permita auditar os controles do rebanho pelo Sisbov, evitando a duplicação de tarefas, mudanças na rotina de trabalho e o conseqüente aumento dos custos de produção.

A Comissão (formada por representantes do Mapa, Embrapa, Associações de criadores, exportadores de carne, indústria frigorífica, certificadoras, CNA e do Fórum de Secretários de Agricultura, etc) tem como objetivo racionalizar e facilitar o acesso ao Sisbov, sem comprometer a segurança dos controle e a credibilidade do sistema.

Jader explica que esse elenco de medidas será levado à validação na próxima reunião da Câmara Setorial da Carne Bovina e, posteriormente, submetida à consideração do ministro Roberto Rodrigues.

Autor:
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 24 de Janeiro de 2017
Segunda, 23 de Janeiro de 2017
20:53
Loteria
09:00
Maternidade
Domingo, 22 de Janeiro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 21 de Janeiro de 2017
20:55
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)