Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

01/02/2005 14:24

Comissão propõe alterações no SISBOV

Famasul Notícias

A Comissão Temática, constituída pela Câmara Setorial da Carne Bovina em dezembro último, para estudar e propor modificações na estrutura operacional do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (SISBOV), já elencou várias sugestões para a adequação do sistema. Entre elas o uso da GTA (Guia de Trânsito Animal) para o controle da entrada e saída das propriedades, movimentações de animais e identificação da origem e destino dos mesmos. Com isso, o Documento de Identificação Animal (DIA) será substituído por um anexo ao GTA a ser preenchido pelo criador na hora do embarque dos animais.

Tal procedimento, segundo o coordenador do Grupo Temático, Jader Jacomini Ferreira, simplificará a operacionalidade do Sisbov sem perda da confiabilidade do sistema.

Outra mudança é o maior envolvimento das Agências Estaduais de Defesa Sanitária Animal na agilização do processo, com a emissão automatizada dos GTAs, a partir do estoque de animais cadastrados. Tal iniciativa vai racionalizar procedimentos na relação produtor, agência e certificadoras.

Outra proposta será o livre comércio das marcas de identificação dos animais, com a eliminação do prazo de colocação, que antes expirava em 90 dias, a partir da entrega na propriedade. A medida, além de estabelecer a livre concorrência, dará ao criador a opção de compra no momento em que julgar mais conveniente.

A Comissão sugere ainda a dispensa da marcação do animal com o número do Sisbov, quando o mesmo já estiver identificado pelo serviço de registro genealógico de uma associação de raça. Esse procedimento evita a dupla identificação, possibilitando a "linkagem" dos números no registro genealógico com a base de dados do Sisbov. A vantagem é minimizar custos para o criador na compra de um novo sistema de marcação, além economizar tempo no manejo dos animais nas propriedades.

Por último, a comissão propõe o reconhecimento do sistema de identificação dos animais, nas propriedades em que o processo de gestão permita auditar os controles do rebanho pelo Sisbov, evitando a duplicação de tarefas, mudanças na rotina de trabalho e o conseqüente aumento dos custos de produção.

A Comissão (formada por representantes do Mapa, Embrapa, Associações de criadores, exportadores de carne, indústria frigorífica, certificadoras, CNA e do Fórum de Secretários de Agricultura, etc) tem como objetivo racionalizar e facilitar o acesso ao Sisbov, sem comprometer a segurança dos controle e a credibilidade do sistema.

Jader explica que esse elenco de medidas será levado à validação na próxima reunião da Câmara Setorial da Carne Bovina e, posteriormente, submetida à consideração do ministro Roberto Rodrigues.

Autor:
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)