Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/11/2008 14:48

Comissão do Senado aprovada restrição à meia-entrada

A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta terça-feira (25), em primeiro turno, o projeto de lei que restringe a 40% o montante de ingressos que terá de ser destinado à meia-entrada. Como tem caráter terminativo, após a votação em segundo turno pela Comissão o projeto poderá seguir para votação na Câmara.

O relatório da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), que foi aprovado, determina que os produtores de eventos artísticos, culturais e esportivos, além de museus e parques, terão de reservar até 40% do espaço para venda de ingressos pela metade do preço para estudantes e idosos. Atualmente, não há limitação de espaço e os produtores são obrigados a atender a demanda por meia-entrada mesmo que ela seja integral.

Em defesa do projeto, os senadores defendem que haverá uma redução do preço total dos ingressos. Os produtores culturais são os maiores defensores desta regulamentação. “Quanto mais sobe o percentual de meia-entrada, mais sobe o preço do ingresso”, argumenta o ator Odilon Wagner, presidente da Associação de Produtores Independente de Teatro e um dos diversos artistas que acompanharam a votação.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) é contrária ao estabelecimento da cota. Para a presidente da entidade, Lúcia Stumpf, o problema do excesso de vendas de ingresso com meia-entrada poderia ser resolvido simplesmente com a regulamentação da emissão de carteiras de estudante. “A limitação do nosso direito não interessa aos estudantes e não é necessário à classe artística”, reclamou. Ela questionou também a possibilidade de fiscalização destas cotas.

Pelo texto aprovado, as cotas não serão aplicadas a camarotes, áreas VIPs e setores especiais, onde só seria vendida a entrada com preço integral.



O governo fica ainda autorizado a criar uma forma de remunerar os produtores pela concessão do benefício da meia-entrada, mas a compensação não é obrigatória.

Controle das carteirinhas

O projeto aprovado na Comissão de Educação determina ainda a criação de um conselho pelo Executivo para fiscalizar a emissão das carteirinhas de estudante. A intenção é evitar a confecção de carteirinhas falsificadas.

“É possível receber carteira de estudante hoje até como bônus na compra de um produto. Evidente que são exceções, mas existe. Queremos uma carteira de estudante de verdade para ter meia [entrada] de verdade, se a meia [entrada] é para todos é ilusória porque é preço de inteira”, observa o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), um dos autores do projeto.

Além de padronizar a emissão de carteirinhas, caberá ao Conselho decidir sobre a necessidade de compra antecipada de ingressos para quem for adquirir a meia-entrada. Essa reivindicação é feita pelos produtores, que temem ver espaços vazios nos eventos devido à cota.







G1

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)