Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Comissão da Câmara quer ouvir Gugu Liberato

Agência Câmara - 22 de setembro de 2003 - 15:07

O apresentador Gugu Liberato, do SBT, foi convidado a comparecer à Comissão de Ciência e Tecnologia nesta quarta-feira (24), às 11h30, para falar sobre a falsa reportagem exibida no seu programa Domingo Legal, no dia 7 de setembro. Na matéria, dois supostos integrantes da organização criminosa PCC, encapuzados, fizeram ameaças a várias personalidades, como o vice-prefeito de São Paulo, Hélio Bicudo, e o padre Marcelo Rossi, e apresentadores de outras emissoras.
Um dos homens confessou à polícia que a entrevista foi uma farsa e que foi pago para participar. Até agora, Gugu Liberato tem negado sua participação na reportagem e responsabilizado a equipe de produção do programa. A deputada Mariangela Duarte (PT-SP), uma das autoras do requerimento, sustenta que cabe à Comissão de Ciência e Tecnologia não só analisar as concessões de rádio e TV, mas alertar para as responsabilidades de quem recebe o canal. O caso, segundo ela, permite que se discuta a revisão das concessões. "Tem que haver contrato e tem que se estabelecer cláusulas socioculturais, ou seja, ninguém pode receber um canal de TV e editar programas que não cumpram a lei. O caso dele é gravíssimo, infringe o Código Penal, não é brincadeira”.
Mariangela Duarte declara que o caso de Gugu Liberato não é isolado na TV. Mas que ele está sendo alvo por ter extrapolado todas as regras e praticado o crime de incitação à violência.
No último dia 17, a comissão aprovou requerimento de deputados do PT para realização de audiência pública com o apresentador. O presidente da Comissão, deputado Corauci Sobrinho (PFL-SP), marcou a data da audiência e mandou o convite a Gugu Liberato, que teve o programa suspenso no último domingo, por decisão judicial.
Corauci Sobrinho explica que uma comissão permanente, como é a de Ciência e Tecnologia, não tem poder para convocar uma pessoa, apenas para convidar. Por isso, o apresentador poderá ou não comparecer. Mas a audiência pública, informa o deputado, poderá ser reforçada pela Comissão de Direitos Humanos, que também quer ouvir o apresentador do SBT.

Reportagem - Márcia Brandão
Edição - Regina Céli Assumpção


SIGA-NOS NO Google News