Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Comissão aprova Universidade do Oeste do Pará

Agência Câmara - 29 de outubro de 2003 - 07:58

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara Federal aprovou o Projeto de Lei 657/03, do deputado Babá (PT-PA), que autoriza o Executivo a criar a Universidade Federal do Oeste do Pará, com sede em Santarém (PA).
Pelo projeto, a universidade deverá ministrar ensino de graduação e pós-graduação, desenvolver pesquisas e promover a extensão universitária. Entre os cursos previstos estão os de Biologia, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação, Farmácia, Fisioterapia, Geografia, Gestão Ambiental, História, Medicina, Odontologia e Turismo, além de outros voltados para o melhor aproveitamento das potencialidades da região.

PÓLO ESTRATÉGICO
Os recursos financeiros virão, de acordo com o projeto, do Orçamento Geral da União, de auxílios e subvenções que sejam concedidos por qualquer entidade pública, de remuneração por serviços prestados a entidades públicas, de operações de crédito e juros bancários e ainda de outras receitas eventuais.
"A implementação dessa universidade representa a interiorização do ensino público superior na Amazônia e a realização de um antigo desejo daqueles que moram no oeste paraense, principalmente dos jovens que estão em idade de freqüentar uma faculdade", defende Babá, lembrando o desenvolvimento econômico e social que aquela região atingiu nos últimos anos.
Segundo o deputado, a universidade garantirá uma importante contribuição para o surgimento na região de um novo pólo estratégico de desenvolvimento.
O relator, deputado Antonio Nogueira (PT-AP), apresentou parecer pela aprovação, manifestando apoio à ampliação da rede federal de ensino público superior no Pará.
Sujeito à apreciação conclusiva, o projeto segue para as Comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Redação.



Reportagem - Simone Ravazzolli
Edição - Luiz Claudio Pinheiro

SIGA-NOS NO Google News