Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

12/05/2006 19:32

Comissão aprova sugestão que altera Estatuto da Criança

Agência Câmara

A Comissão de Legislação Participativa aprovou na última quarta-feira (10) sugestão apresentada pelo Conselho de Defesa Social de Estrela do Sul (MG) que modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90) para dispensar os municípios com menos de 5 mil habitantes da criação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Nesse caso, as atribuições seriam assumidas pelo Conselho Tutelar.
A sugestão foi relatada pelo deputado Vadinho Baião (PT-MG).
Os conselhos tutelares foram criados pelo Estatuto para atender crianças e adolescentes que estejam tendo os direitos ameaçados ou violados. Como são órgãos permanentes e autônomos, costumam ter uma atuação mais efetiva do que os conselhos municipais, ligados às prefeituras.

Representação
A proposta também limita ao Ministério Público o direito de iniciar os procedimentos legais, por meio de representação, contra órgãos públicos ou entidades privadas acusados de infração às normas de proteção aos menores.
Nesse caso, o Ministério Público poderá ser induzido por notícias de infração encaminhadas pelo conselho tutelar, ou autos preparados por pessoas qualificadas (servidor público ou voluntário credenciado pelo conselho), e assinado por duas testemunhas. Além disso, o voluntário deve ter mais de 25 anos e experiência em trabalhos de defesa das crianças e adolescentes.

Tramitação
O projeto de lei, elaborado a partir da sugestão aprovada, será encaminhado à Mesa Diretora, que indicará as comissões técnicas para a análise da proposta e o regime de tramitação.



Reportagem - Janary Júnior
Edição - Renata Tôrres

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)