Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/03/2005 14:35

Comissão aprova regulamentação da profissão de decorador

Agência Câmara

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público aprovou, no dia 9 de março, o Projeto de Lei 5712/01, do Senado Federal, que regulamenta o exercício da profissão de decorador. A regulamentação da profissão é uma antiga reivindicação dos profissionais da área, cuja atividade ganhou importância nos últimos anos com o expressivo aumento da demanda.
Pelo projeto, poderão exercer a profissão os seguintes profissionais: os diplomados em decoração em instituições de ensino superior; os diplomados em curso similar no exterior reconhecido no Brasil; os diplomados em Arquitetura, Desenho Industrial, Artes Plásticas e similares, que exerçam a profissão por, no mínimo, dois anos até a publicação da lei; e os que comprovarem pelo menos cinco anos de exercício profissional até a publicação da lei.

Solução para equívocos
Na opinião do relator do projeto, deputado Vicentinho (PT-SP), muitas pessoas cometem o equívoco de considerar o decorador como o profissional que lida apenas com o estilo e o bom gosto. "A decoração se destina à melhoria da qualidade de vida e do bem-estar. Por isso, deve levar em conta não apenas os aspectos artísticos e estéticos, mas, principalmente, os aspectos ergonômicos, sociais e psicológicos", avaliou.
O deputado observou que a falta de conhecimento técnico em relação à especificação do mobiliário, por exemplo, pode acarretar problemas de saúde, como as Lesões por Esforço Repetitivo (Ler) e problemas de coluna. Do mesmo modo, uma iluminação inadequada pode prejudicar a visão. Do ponto de vista psicológico, o uso incorreto da cor pode alterar o humor do usuário, provocando irritabilidade, depressão e stress.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)