Cassilândia, Domingo, 26 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

15/03/2005 14:35

Comissão aprova regulamentação da profissão de decorador

Agência Câmara

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público aprovou, no dia 9 de março, o Projeto de Lei 5712/01, do Senado Federal, que regulamenta o exercício da profissão de decorador. A regulamentação da profissão é uma antiga reivindicação dos profissionais da área, cuja atividade ganhou importância nos últimos anos com o expressivo aumento da demanda.
Pelo projeto, poderão exercer a profissão os seguintes profissionais: os diplomados em decoração em instituições de ensino superior; os diplomados em curso similar no exterior reconhecido no Brasil; os diplomados em Arquitetura, Desenho Industrial, Artes Plásticas e similares, que exerçam a profissão por, no mínimo, dois anos até a publicação da lei; e os que comprovarem pelo menos cinco anos de exercício profissional até a publicação da lei.

Solução para equívocos
Na opinião do relator do projeto, deputado Vicentinho (PT-SP), muitas pessoas cometem o equívoco de considerar o decorador como o profissional que lida apenas com o estilo e o bom gosto. "A decoração se destina à melhoria da qualidade de vida e do bem-estar. Por isso, deve levar em conta não apenas os aspectos artísticos e estéticos, mas, principalmente, os aspectos ergonômicos, sociais e psicológicos", avaliou.
O deputado observou que a falta de conhecimento técnico em relação à especificação do mobiliário, por exemplo, pode acarretar problemas de saúde, como as Lesões por Esforço Repetitivo (Ler) e problemas de coluna. Do mesmo modo, uma iluminação inadequada pode prejudicar a visão. Do ponto de vista psicológico, o uso incorreto da cor pode alterar o humor do usuário, provocando irritabilidade, depressão e stress.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 25 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
07:30
Loterias
Sexta, 24 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)