Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/05/2004 09:00

Comissão aprova projeto sobre dimensão de área rural

Agência Câmara

O substitutivo ao Projeto de Lei 7339/02, que define os índices de produtividade dos imóveis rurais para atender aos programas de reforma agrária, foi aprovado pela Comissão de Agricultura e Política Rural. De autoria do deputado Ronaldo Caiado (PFL-GO), a proposta classifica como pequena propriedade o imóvel rural com área entre 1 e 10 módulos fiscais; e como média propriedade o imóvel rural com área de 10 a até 25 módulos fiscais.

Módulo fiscal
Módulo fiscal é a unidade de medida expressa em hectares fixada para cada município, considerando os seguintes fatores: tipo de exploração predominante; renda obtida com a exploração predominante; outras explorações existentes no município que, embora não predominantes, sejam significativas em razão da renda ou da área utilizada; e o conceito de propriedade familiar.
No substitutivo, a relatora, deputada Kátia Abreu (PFL-TO), sugere várias alterações no projeto. Entre elas, a mudança da denominação módulo fiscal para módulo rural, mantendo, no entanto, o mesmo número de módulos. Kátia Abreu explica que denominação "módulo rural" está de acordo com a comparação do faturamento que classifica a micro e a pequena empresa para ingresso no Simples.

Vistoria
A relatora fixa em 15 dias o prazo entre a notificação e a vistoria a ser realizada pelo órgão federal para levantamento de dados na propriedade rural. Ela argumenta que o proprietário, além de estar ciente da vistoria, deve também dispor de tempo para preparar a documentação necessária e contratar técnicos que deverão realizar as medições de sua propriedade.
O substitutivo inclui as pastagens plantadas como área a ser utilizada para o cálculo da produtividade do imóvel rural. A relatora alega que os gastos com pastagem e outras culturas são praticamente iguais, razão pela qual considera justo que tenham o mesmo tratamento. O relatório permite que o proprietário do imóvel rural acompanhe a vistoria e receba cópia de todas as anotações, dados e informações obtidos do imóvel.

O projeto de lei tramita em caráter conclusivo e será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Reportagem - Mauren Rojahn
Edição - Ana Felícia

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)