Cassilândia, Terça-feira, 22 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

30/09/2003 08:59

Comissão aprova institucionalização do PET

Agência Câmara

O Projeto de Lei 4628/01, que institucionaliza o Programa Especial de Treinamento (PET), foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal. A proposta, do deputado Inácio Arruda (PCdoB-CE), garante a estabilidade do programa, criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O texto também determina o pagamento de bolsa de pesquisa a alunos da graduação que integrarem o programa. Pelo projeto, deverão ser formados grupos de no máximo 12 estudantes, sob a orientação de um professor qualificado. Os bolsistas devem ter dedicação integral ao seu curso e realizar atividades que assegurem a excelência de sua formação.

ESTABILIDADE DO PROGRAMA
A relatora do projeto, deputado Iara Bernardi (PT-SP), que apresentou parecer favorável à matéria, lembra que o programa quase foi extinto pelo Ministério da Educação há poucos anos. "Portanto, faz sentido que o programa tenha estabilidade por meio de lei federal", argumenta.
Ela explica que, se não houvesse pressão dos estudantes e dos parlamentares, as decisões da administração anterior da Capes e a transferência mal realizada do programa para a Secretaria da Educação Superior teriam ocasionado o fim do PET.
O projeto foi aprovado na forma de substitutivo da Comissão de Ciência e Tecnologia, que transfere a vinculação do PET do Ministério da Ciência e Tecnologia, como previa o texto original, para o Ministério da Educação. Também foi aprovado dispositivo que determina que o programa seja mantido pelo Fundo de Infra-Estrutura (Lei 10197/01).

A matéria foi encaminhada à Comissão de Finanças e Tributação, onde é relatada pelo deputado João Correia (PMDB-AC). Em seguida, será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Redação.



Reportagem - Daniel Cruz
Edição - Daniela André

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 22 de Setembro de 2020
Segunda, 21 de Setembro de 2020
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
09:00
Santo do Dia
Domingo, 20 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)