Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

20/10/2003 07:36

Comissão aprova Fundo de Combate ao Alcoolismo

Agência Câmara

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal aprovou o Projeto de Lei Complementar 15/03, do deputado Pastor Pedro Ribeiro (PMDB-CE), que cria o Fundo de Combate ao Alcoolismo. Pelo projeto, o Ministério da Saúde deverá ressarcir o SUS pelo atendimento e tratamento de pacientes portadores de doenças provocadas ou agravadas pelo consumo de bebidas alcoólicas. Além disso, são previstas campanhas educativas com o objetivo de reduzir os casos de alcoolismo.
O Fundo tem como fonte de receita os recursos repassados pelos fabricantes e importadores de bebidas alcoólicas; dotações assinaladas na lei orçamentária anual; e doações, legados e outras rendas eventuais. O projeto obriga o fabricante ou importador de bebida alcóolica a recolher ao Fundo uma contribuição anual proporcional à sua participação no volume de vendas. A recusa em repassar os recursos definidos pelo Ministério da Saúde determinará a suspensão das atividades da empresa.

RESPONSABILIDADE
O relator, deputado Fernando Gonçalves (PTB-RJ), justificou seu parecer favorável argumentando que as estatísticas comprovam os custos sociais extremamente elevados do uso abusivo do álcool. O relator lembra que é dever do Estado garantir a saúde da população e acresce que esta obrigação deve ser compartilhada com a sociedade.
"Não tem consistência a idéia romântica de que o Estado vá, isoladamente, resolver todos os problemas. No caso das bebidas alcoólicas, cabe aos fabricantes e importadores responsabilizar-se pelos danos causados às pessoas em decorrência da ingestão destas bebidas", diz o relator
O projeto já foi aprovado também pela Comissão de Economia, Indústria e Comércio. A proposta eestá na Comissão de Finanças e Tributação, onde foi designado relator o deputado Itamar Serpa (PSDB-RJ) e, depois, será enviada à Comissão de Constituição e Justiça e de Redação. O projeto também terá que ser ser apreciado em Plenário.



Reportagem - Daniel Cruz
Edição - Luiz Claudio Pinheiro


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Setembro de 2020
Sábado, 19 de Setembro de 2020
Sexta, 18 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)