Cassilândia, Quinta-feira, 01 de Outubro de 2020

Últimas Notícias

29/10/2003 14:07

Comissão aprova fundo de aval para agricultor

Agência Câmara

A Comissão de Agricultura e Política Rural da Câmara Federal aprovou na última quarta-feira a proposta de criação do Fundo de Aval para Garantia de Empréstimos a Agricultores Familiares (Fuaf). Pelo projeto (PL 1589/03), de autoria do deputado Leandro Vilela (PMDB-GO), o aval terá caráter complementar às garantias oferecidas pelo mutuário, não podendo ultrapassar 70% do valor total das exigidas na operação.

REQUISITOS
Para ter direito ao fundo de aval, o tomador de empréstimo terá que comprovar a sua condição de agricultor familiar. De acordo com o texto, será considerado agricultor familiar aquele que explorar a terra na condição de proprietário, parceiro, assentado em programas de reforma agrária, arrendatário ou posseiro.
O agricultor terá, ainda, que utilizar o trabalho direto seu e de sua família, podendo ter no máximo dois empregados permanentes e ajuda eventual em época de colheita. Ele não poderá deter área superior a quatro módulos fiscais quantificados na legislação em vigor e ser integrante de beneficiários de programa federal de apoio à agricultura familiar.
Para ter direito ao benefício, o agricultor familiar terá que, por três anos consecutivos, recolher taxa de adesão ao fundo de aval. Além do agricultor familiar, também terão direito ao fundo os pescadores artesanais e os produtores extrativistas que se enquadrem em regime de economia familiar.

RECURSOS
O Fuaf será constituído por recursos orçamentários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios; do valor resultante das cobranças das taxas recolhidas pelos agricultores ao fundo; das contribuições, doações e recursos; e de resultados de aplicações financeiras do fundo.
A proposta foi relatada pelo deputado Benedito de Lira (PPB-AL).

O projeto de lei será analisado ainda pelas Comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Redação.



Reportagem - Mauren Rojahn
Edição - Daniela André

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 01 de Outubro de 2020
Quarta, 30 de Setembro de 2020
17:50
Ituiutaba, Minas Gerais: confira o boletim coronavírus desta quarta-feira
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)