Cassilândia, Domingo, 15 de Setembro de 2019

Últimas Notícias

21/08/2019 16:00

Comissão aprova exclusão de área de parque em Rondônia

Agência Câmara Notícias

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (14), a exclusão de uma área de 538 hectares do Parque Nacional Mapinguari, passível de inundação pelo lago artificial formado pela barragem da usina hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira, em Rondônia.

O objetivo é resolver legalmente a sobreposição do lago da hidrelétrica com o parque, excluindo do parque uma área que pode ser inundada. A área a ser excluída corresponde a 0,03% da unidade de conservação, cuja área total é de 1,8 milhão de hectares.

A medida está prevista no Projeto de Lei 11133/2018, do deputado Arnaldo Jardim (CIDADANIA-SP). O relator na comissão, deputado Átila Lins (PP-AM), recomendou a aprovação da matéria.

Conforme lembrou Lins, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou em 2013 uma ampliação da usina para melhor aproveitamento energético da cascata do rio Madeira. “Entretanto, após 2014, ano em que houve a maior cheia da história do rio, constatou-se que trechos adicionais dos limites ampliados do Parque Nacional Mapinguari poderão ser inundados pelo lago da usina hidrelétrica”, explicou o relator.

Ele acrescentou que a sobreposição das áreas inundáveis com o parque representa um impedimento legal para a ampliação da potência do empreendimento hidrelétrico.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 15 de Setembro de 2019
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Sábado, 14 de Setembro de 2019
20:45
Loterias
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)