Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/01/2015 09:06

Comerciantes percebem novo comportamento de fumantes em locais fechados

Agência do Rádio

Vários fumantes estão mudando os hábitos por causa da nova Lei Anti-Fumo, publicada em dezembro e que proíbe fumar em locais fechados. Na prática, a nova lei acabou com os fumódromos. Dessa forma , alguns comerciantes já conseguem notar um comportamento diferente dos fumantes. É o que explica o gerente de restaurante, Israel da Silva.

"No começo eles davam uma de que não sabiam. A gente ia até a mesa, que a gente tem a área aqui fora que tem os toldos, e comunicava eles, eles paravam. Mas agora a gente fez um panfletozinho para eles nem tentarem acender nas mesas que ficam lá fora. A parte de dentro já tem na entrada mesmo, avisando. Aí depois disso não aconteceu mais não. Agora normalizou".

É o caso de motorista, Valdir Gonçalves. Ele conta que sempre procura ambiente aberto quando quer fumar.

"Procura uma área, um banco livrezinho, você sai numa área livre e fuma. É bom. Vários amigos meu pararam de fumar, da proibição justamente".

A servidora pública, Kelly Cristina Teixeira, diz que quando quer fumar sempre vai pra longe das outras pessoas, para não incomodar.

"No meu caso eu sempre tentei me afastar das pessoas, porque eu sei que tem gente que não gosta. Eu sempre faço isso, eu saio de perto, sempre faço isso. Qualquer lugar que eu estou eu vou para um lugar separado".

A nova Lei Anti-Fumo anunciada em dezembro de 2014 tem como objetivo proteger a saúde da população contra os malefícios da fumaça do tabaco e conscientizar os donos de bares, lojas e restaurantes que, agora é proibido fumar tanto em locais totalmente fechados como em locais parcialmente fechados. É o que explica o técnico da secretaria executiva da CONICQ, vinculado ao Ministério da Saúde, Felipe Lacerda Mendes.

"É muito comum às vezes em bares e restaurantes, algumas áreas externas que colocam barracas ou que colocam toldos com mesas para os clientes, e as pessoas costumavam fumar ali. Mas de qualquer maneira esses ambientes não eram ambientes seguros. Então a legislação avançou. Além dos ambientes fechados como restaurantes, shoppings, boates, universidades, museus, locais que normalmente já eram proibido fumar, e partir de agora também é proibido fumar então quando houver, um toldo, um telhadinho, esse tipo de espaço".

A fiscalização é feita pela Vigilância Sanitária do município e o estabelecimento que descumprir a lei poderá receber multa que varia de dois mil reais a um milhão e meio de reais. Para saber mais sobre a nova Lei Anti-Fumo, acesso o site do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br

Reportagem, Karina Chagas

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)