Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Comercialização de carne bovina cresce 60% em MS

Correio do Estado - 15 de julho de 2019 - 20:00

Boa notícia para os produtores rurais de Mato Grosso do Sul, nesta segunda-feira (15) e divulgada pela unidade técnica da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).

As exportações de carne bovina aumentaram 60% no 1º semestre deste ano, quando comparada ao mesmo período de 2018.

De acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), em 2018, o valor acumulado de exportação foi de US$ 229,9 milhões no primeiro semestre. Este ano o número já atingiu US$ 315,5 milhões até o mês de junho. Foram mais de 87 mil toneladas destinadas para outros países.

Na avaliação da analista técnica da Famasul, Eliamar Oliveira, a tendência é que os números aumentem, em razão do aumento no consumo interno.

“O mercado externo, por sua vez, registra um desempenho positivo, concreto e ascendente. O volume comercializado entre janeiro e junho de 2019 foi o maior para o período”, pontua.

No entanto, a economista observa que o produtor deve ficar atento quanto ao processo de gestão da propriedade.

Conforme divulgado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), ao longo dos últimos 12 meses o Custo Operacional Efetivo (COE) no sistema de recria e engorda de MS registrou um aumento de 63,4%.

“O ganho no valor da arroba pode ser eliminado se o controle do custo de produção não for eficiente”, finaliza.

*Com informações Ascom Famasul

SIGA-NOS NO Google News