Cassilândia, Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019

Últimas Notícias

02/11/2019 09:00

Comemoração dos Fiéis Falecidos

Redação

 Hoje celebramos a memória dos fiéis falecidos. O costume de orar pelos mortos é uma realidade, desde os primeiros tempos do cristianismo e que foi conservado pelas comunidades cristãs. A fixação da data para o dia dois de novembro deve-se a santo Odilon, abade do Mosteiro de Cluny que supôs que, do mesmo modo como havia um dia dedicado à celebração de todos os santos, devia também haver um dia dedicado à celebração de todos os fiéis falecidos desde o início do mundo. Como havia uma grande quantidade de mosteiros beneditinos ligados ao Mosteiro de Cluny, logo essa celebração expandiu-se pelo norte da Europa. Tudo indica que a escolha da data no dia dois de novembro, exatamente um dia após a comemoração de Todos os Santos, foi feita levando-se em consideração que os defuntos que já não se encontravam entre os vivos, mas também não estavam colocados na lista dos santos canonizados, tinham também necessidade de orações. No ano 1311 a Igreja oficializou a celebração e, em 1915, Bento XV estendeu a solenidade a toda a Igreja.

Hoje, Dia de Finados, a Igreja nos convida a rezar pelos mortos, mas sobretudo a refletir sobre a morte como parte da vida, vez que nós começamos a morrer, não quando atingimos a velhice ou quando adoecemos, mas quando nascemos. Para os que não crêem na Ressurreição, Finados é interrogação, dúvida, revolta, dor, tristeza. Para nós cristãos, que acreditamos que não nascemos para morrer, mas morremos para viver, Finados é saudade, mas é acima de tudo esperança. Por isso, hoje é dia de lembrar os nossos mortos, o exemplo que eles nos deixaram, o amor com que eles nos amaram, mas acima de tudo é dia de proclamar nossa fé na ressurreição, nossa certeza de que nosso Deus é o “Deus dos vivos” e que nossos mortos não jazem no túmulo nem estão longe de nós, mas estão vivos e perto de nós, porque estão na presença de Deus.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 21 de Novembro de 2019
08:20
Cassilândia
06:45
Cassilândia
Quarta, 20 de Novembro de 2019
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
06:04
Cassilândia/Barretos
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)