Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Começa vacinação contra raiva, que vai até setembro

Marta Ferreira/Campo Grande News - 13 de agosto de 2007 - 09:40

Começa hoje, e vai até o dia 02 de novembro, a campanha nacional de vacinação anti-rábica em cães e gatos. No Estado, cada município vai decidir como executar as ações, cujo objetivo é imunizar 456 mil cães e 96 mil gatos, população estimada para Mato Grosso do Sul. Em Corumbá, que teve dois cães com confirmação da doença, a vacinação começou na semana passada.

Segundo as informações da gerente técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Gislaine Coelho Brandão, o Ministério da Saúde disponibilizou para Mato Grosso do Sul mais de 500 mil doses de vacina, além de materiais como informativos, agulhas e seringas.

A gerente alerta que, ao levar os animais para imunizar, é importante levar a carteira de vacinação antiga. Segundo ela, “as doses que forem entregue aos proprietários não serão computadas, pois não há como garantir a qualidade das mesmas, bem como se o proprietário realmente fará a aplicação no animal”. Em alguns municípios como Campo Grande, Corumbá, Ladário e Bonito técnicos das secretarias municipais estão visitando as residências para vacinar os animais.

A doença - A raiva é uma doença provocada por vírus, que atinge também os seres humanos. É transmitida por cão, gato, rato, bovino, eqüino, suíno, macaco, morcego e animais silvestres, através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos.
Entre os sinais clínicos que os animais podem apresentar estão: alterações de comportamento, dilatação da pupila, fotofobia (medo do claro), salivação excessiva e dificuldade para engolir devido à paralisia da mandíbula.

SIGA-NOS NO Google News