Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Começa quinta- feira o 17º Festival Gaúcho de MS

Dourados News - 10 de julho de 2006 - 15:52

Começa nesta quinta-feira e vai até domingo, o Movimento Tradicionalista Gaúcho de Mato Grosso do Sul (MTG-MS) e o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chama Crioula, de São Gabriel do Oeste, realizam o maior encontro do tradicionalismo gaúcho no Estado - o 17º Festival Gaúcho de Tradição e Folclore do Mato Grosso do Sul (Fegams).

O Presidente do MTG-MS João Ermelino de Mello, explica que o festival é realizado anualmente e reúne todos os CTG’s do Estado, que vão disputar cerca de 100 provas, nas modalidades artísticas, campeiras e esportivas. “Aqueles tradicionalistas que conquistarem o campeonato nesse Festival vão representar Mato Grosso do Sul no Festival Nacional, que vai acontecer em janeiro do próximo ano.

Além de promover mais uma integração cultural nessa 17ª edição do Fegams, vamos cultivar e preservar os nossos valores gaúchos, a nossa tradição”, diz o presidente. De acordo com a Patroa do CTG Chama Crioula, Selma Lambert, o tema dessa edição do Fegams é Integração de Culturas.

“Os centros de tradições gaúchas são dos sul-mato-grossenses e são de todos, porque realmente se faz uma integração cultural. Muitos sócios e participantes dos CTG’s não são sulistas, mas passam a cultivar a cultura gaúcha como própria. O CTG Chama Crioula convida toda a população para prestigiar o festival, que apesar das dificuldades encontradas hoje, vai ser realizado com a integração entre os povos e cultivando as tradições”, comenta Selma Lambert.

Conforme a comissão organizadora do Fegams, está sendo preparada toda a infra-estrutura que o evento exige para que o CTG Chama Crioula receba em sua sede os participantes e os visitantes. O festival conta com o patrocínio do Banco Sicredi e com o apoio da Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, Fundação Cultural de São Gabriel do Oeste e Câmara de Vereadores de São Gabriel do Oeste.

SIGA-NOS NO Google News