Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Começa no Rio campanha de vacinação contra a Aftosa

Norma Nery / ABr - 01 de março de 2005 - 14:30

A primeira etapa da Campanha Anual de Vacinação contra a febre aftosa no Rio de Janeiro foi lançada hoje em cerimônia na Fazenda Sobrado, em Barra Mansa. A iniciativa tem o objetivo de manter livre da doença o rebanho fluminense, estimado em dois milhões de cabeças de gado leiteiro e de corte. A febre aftosa provoca prejuízos à economia, especialmente da zona rural, além de ameaçar a saúde humana.

O Rio é considerado Área livre de aftosa com vacinação desde maio de 2001, pela Organização Internacional de Epizootias (OIE). Os últimos casos da doença registrados no estado foram em 1997, nas cidades de Magé e Itaperuna.

A campanha é realizada em duas etapas, em março e em setembro, com o objetivo de manter a qualidade do rebanho que atende os mercados nacional e internacional com o fornecimento de material genético, como sêmen, embriões, matrizes e reprodutores, e carne de boa qualidade.

Em cada etapa técnicos treinados também orientam os pecuaristas sobre a importância da imunização dos rebanhos. Essas ações de educação sanitária são desenvolvidas em conjunto pelo Ministério da Agricultura, as secretarias estaduais e municipais de Saúde, de Educação e de Agricultura, associações e cooperativas de produtores.

SIGA-NOS NO Google News