Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Começa nesta semana a discussão da reforma universitária

Marcos Chagas / ABr - 27 de fevereiro de 2005 - 10:36

A reforma universitária começa a ser discutida pelo Senado nesta semana, antes mesmo de o governo enviá-la ao Congresso Nacional. O presidente da Comissão de Educação, Hélio Costa (PMDB-MG), decidiu iniciar os debates antecipando as discussões de pontos da matéria que será encaminhada ainda neste ano ao parlamento. Na próxima terça-feira (1), o secretário-executivo do Ministério da Educação, Fernando Haddad, participará da primeira audiência pública.

Também foram convidados para o primeiro de uma série de debates sobre a reforma universitária a presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andif), Ana Lúcia Gazzola; o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Particulares (Crup), Claudino Fonteles; e o presidente da União Nacional dos Estudantes, Gustavo Petta.

Entre os temas polêmicos que o presidente da Comissão de Educação pretende tratar estão as cotas para alunos da rede pública em universidades federais, a autonomia das universidades particulares e a criação de um conselho comunitário nas universidades privadas que, pela proposta do governo, será integrado, entre outros, por representantes de sindicatos, associações de classe e entidades corporativas.

"A reforma universitária deve ser feita sem a pecha de favorecer a um ou a outro setor. Tem de haver uma relação de respeito, independência e apoio no trato dos setores público e privado", defende o senador. No Brasil é preciso levar em conta que o ensino superior público atende a apenas 30% das necessidades, cabendo ao ensino privado responder por outros 70%, destacou Costa.

SIGA-NOS NO Google News