Cassilândia, Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

27/02/2005 10:36

Começa nesta semana a discussão da reforma universitária

Marcos Chagas / ABr

A reforma universitária começa a ser discutida pelo Senado nesta semana, antes mesmo de o governo enviá-la ao Congresso Nacional. O presidente da Comissão de Educação, Hélio Costa (PMDB-MG), decidiu iniciar os debates antecipando as discussões de pontos da matéria que será encaminhada ainda neste ano ao parlamento. Na próxima terça-feira (1), o secretário-executivo do Ministério da Educação, Fernando Haddad, participará da primeira audiência pública.

Também foram convidados para o primeiro de uma série de debates sobre a reforma universitária a presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andif), Ana Lúcia Gazzola; o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Particulares (Crup), Claudino Fonteles; e o presidente da União Nacional dos Estudantes, Gustavo Petta.

Entre os temas polêmicos que o presidente da Comissão de Educação pretende tratar estão as cotas para alunos da rede pública em universidades federais, a autonomia das universidades particulares e a criação de um conselho comunitário nas universidades privadas que, pela proposta do governo, será integrado, entre outros, por representantes de sindicatos, associações de classe e entidades corporativas.

"A reforma universitária deve ser feita sem a pecha de favorecer a um ou a outro setor. Tem de haver uma relação de respeito, independência e apoio no trato dos setores público e privado", defende o senador. No Brasil é preciso levar em conta que o ensino superior público atende a apenas 30% das necessidades, cabendo ao ensino privado responder por outros 70%, destacou Costa.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 18 de Outubro de 2017
10:40
Goiás, Distrito Federal e São Paulo
10:00
Receita do dia
Terça, 17 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)