Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

27/02/2005 10:36

Começa nesta semana a discussão da reforma universitária

Marcos Chagas / ABr

A reforma universitária começa a ser discutida pelo Senado nesta semana, antes mesmo de o governo enviá-la ao Congresso Nacional. O presidente da Comissão de Educação, Hélio Costa (PMDB-MG), decidiu iniciar os debates antecipando as discussões de pontos da matéria que será encaminhada ainda neste ano ao parlamento. Na próxima terça-feira (1), o secretário-executivo do Ministério da Educação, Fernando Haddad, participará da primeira audiência pública.

Também foram convidados para o primeiro de uma série de debates sobre a reforma universitária a presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andif), Ana Lúcia Gazzola; o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Particulares (Crup), Claudino Fonteles; e o presidente da União Nacional dos Estudantes, Gustavo Petta.

Entre os temas polêmicos que o presidente da Comissão de Educação pretende tratar estão as cotas para alunos da rede pública em universidades federais, a autonomia das universidades particulares e a criação de um conselho comunitário nas universidades privadas que, pela proposta do governo, será integrado, entre outros, por representantes de sindicatos, associações de classe e entidades corporativas.

"A reforma universitária deve ser feita sem a pecha de favorecer a um ou a outro setor. Tem de haver uma relação de respeito, independência e apoio no trato dos setores público e privado", defende o senador. No Brasil é preciso levar em conta que o ensino superior público atende a apenas 30% das necessidades, cabendo ao ensino privado responder por outros 70%, destacou Costa.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)