Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Começa hoje seminário sobre Dia da Eliminação da Discriminação Racial

Karina Lima, noticiasms - 24 de março de 2012 - 09:26

Campo Grande (MS) - O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania, realiza na Capital, hoje (24) e amanhã (25), o seminário comemorativo do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado em 21 de março em referência ao Massacre de Shaperville. O Dia de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU).



O evento é uma realização da Coordenadoria Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Cppir) vinculada à Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania. O objetivo é reunir cerca de 100 participantes, dentre eles, população negra, comunidades remanescentes quilombolas e representantes do Movimento Negro de Mato Grosso do Sul. Serão realizados cursos, oficinas, informações e capacitações acerca das políticas públicas de promoção da igualdade racial.



Stephanini é muito importante a realização da atividade em prol do combate à discriminação racial, no âmbito da Coordenadoria Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial. “A Cppir é o organismo responsável por desenvolver as políticas públicas de combate à discriminação racial no Estado. Também promove a articulação dentro do governo e também fora dele visando a uma sociedade mais justa e que, efetivamente elimine a discriminação e promova o combate a todos os tipos de preconceitos”, explica a subsecretária.



Carla Stephanini também aproveitou para elogiar as ações que vem sendo desenvolvidas pela Cppir/MS, sob a coordenação de Raimunda Luzia de Brito. “Raimunda é uma figura emblemática nesta causa. Uma figura histórica dentro do movimento negro de Mato Grosso do Sul. Sabemos que ela tem o respeito dentro do nosso País, quando se discute a igualdade racial”.



21 de Março



A subsecretária da Mulher lembra que a data é significativa porque se torna um momento de reflexão para toda a sociedade. “Datas como esta, contribuem para que sejam promovidos seminários, debates, ações, além de atividades culturais e de reflexão sobre o tema. Por exemplo, a realização desse seminário, neste final de semana, em Campo Grande, abrangerá todo o Estado de Mato Grosso do Sul. Várias comunidades quilombolas estarão presentes. Essas datas são importantes porque chamam para reflexão toda a sociedade”.



“Acredito que nós temos avançado nas políticas afirmativas e no sentido de trazer para discussão a pauta sobre essas questões que acabam refletindo sobre situações de discriminação e preconceito. É importante um seminário como este para que a gente possa avançar nas discussões e também na construção de políticas públicas que realmente promovam uma sociedade justa e livre de preconceitos e discriminação”, conclui.



Massacre



O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial refere-se ao Massacre de Shaperville em 21 de março de 1960, em Johanesburgo, na África do Sul, onde 20 mil pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos.



O dia 21 de março marca ainda outras conquistas da população negra no mundo: a independência da Etiópia, em 1975, e da Namíbia, em 1990, ambos países africanos.



Serviço



O Seminário do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial acontece no Hotel Chácara do Lago, que fica na rua Bom Retiro, 1098 - Bairro Chácara das Mansões - Campo Grande (MS).

SIGA-NOS NO Google News