Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/11/2007 12:45

Começa hoje Prova Brasil para 75,6 mil alunos de MS

Em Mato Grosso do Sul, 75,6 mil estudantes da 5ª e 9ª ano do ensino fundamental começam a fazer nesta segunda-feira, dia 5, a Prova Brasil e do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica ). Estão liberados apenas os estudantes de estabelecimentos de ensino com menos de 20 alunos. A prova será realizada em escolas das redes públicas estadual e municipal da zona urbana, em cada uma das turmas de 4ª e 8ª séries (5º e 9º anos) do Ensino Fundamental. Já no SAEB, serão aplicadas provas para uma amostra representativa de alunos de 4ª e 8ª séries (5º e 9º anos) do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, incluindo escolas da zona rural e da rede privada.

Todas as secretarias estaduais e municipais de educação do país já aderiram à prova. “A participação é voluntária. Entretanto, o comprometimento dos participantes é fundamental para a qualidade dos resultados apurados”, explica o diretor de avaliação da educação básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), Amaury Gremaud.

O Ministério da Educação usa a nota da Prova Brasil para fazer o diagnóstico da educação no país. “A partir das informações da prova, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas para o aprimoramento da qualidade da educação”, ressalta Gremaud.

O resultado da Prova Brasil também é utilizado para o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb). A edição 2007 da Prova Brasil e do Saeb será realizada de hoje até o dia 20 de novembro em todos os estados e no Distrito Federal, como consta da Portaria nº 47.

Na última edição do exame, realizada em 2005, foram avaliadas turmas com no mínimo 30 estudantes. A escola estadual Coronel Antonio Trindade, de Aquidauana, a 148 km de Campo Grande, integra o seleto grupo de 33 escolas de todo o País que apresentam bom desempenho. A indicação faz parte do Aprova Brasil, um estudo realizado por uma parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) que analisou os aspectos determinantes para que alunos de baixa renda − e que estudam e moram em regiões social e economicamente vulneráveis − conseguissem obter desempenho escolar acima da média na Prova Brasil.

Outra escola de Mato Grosso do Sul, a escola municipal Professora Efantina de Quadros, de Dourados, a 221 km da Capital, foi escolhida pelo estudo. A unidade possui 781 alunos e funciona em prédio próprio, com biblioteca e laboratório de informática. Possui seis computadores, com internet, para uso dos alunos de 5ª a 8ª série. Participa do Bolsa-Família, ProInfo e outros programa estaduais.

Os professores estimulam atividades como música, teatro e brincadeiras. Utilizam exemplos do cotidiano para ensinar matemática (alunos criaram um pequeno mercadinho com embalagens). A escola também desenvolve o projeto Caderno de Leitura, utilizando textos de várias linguagens para estimular a escrita e a leitura. Possui também parcerias com universidades federais e com a Associação de Moradores. A participação dos pais é intensa e o espaço da escola é utilizado pela comunidade para festas, casamentos e reuniões.



Gilmar Hernandes - Midiamax

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)