Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Começa hoje Prova Brasil para 75,6 mil alunos de MS

05 de novembro de 2007 - 12:45

Em Mato Grosso do Sul, 75,6 mil estudantes da 5ª e 9ª ano do ensino fundamental começam a fazer nesta segunda-feira, dia 5, a Prova Brasil e do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica ). Estão liberados apenas os estudantes de estabelecimentos de ensino com menos de 20 alunos. A prova será realizada em escolas das redes públicas estadual e municipal da zona urbana, em cada uma das turmas de 4ª e 8ª séries (5º e 9º anos) do Ensino Fundamental. Já no SAEB, serão aplicadas provas para uma amostra representativa de alunos de 4ª e 8ª séries (5º e 9º anos) do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, incluindo escolas da zona rural e da rede privada.

Todas as secretarias estaduais e municipais de educação do país já aderiram à prova. “A participação é voluntária. Entretanto, o comprometimento dos participantes é fundamental para a qualidade dos resultados apurados”, explica o diretor de avaliação da educação básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), Amaury Gremaud.

O Ministério da Educação usa a nota da Prova Brasil para fazer o diagnóstico da educação no país. “A partir das informações da prova, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas para o aprimoramento da qualidade da educação”, ressalta Gremaud.

O resultado da Prova Brasil também é utilizado para o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb). A edição 2007 da Prova Brasil e do Saeb será realizada de hoje até o dia 20 de novembro em todos os estados e no Distrito Federal, como consta da Portaria nº 47.

Na última edição do exame, realizada em 2005, foram avaliadas turmas com no mínimo 30 estudantes. A escola estadual Coronel Antonio Trindade, de Aquidauana, a 148 km de Campo Grande, integra o seleto grupo de 33 escolas de todo o País que apresentam bom desempenho. A indicação faz parte do Aprova Brasil, um estudo realizado por uma parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) que analisou os aspectos determinantes para que alunos de baixa renda − e que estudam e moram em regiões social e economicamente vulneráveis − conseguissem obter desempenho escolar acima da média na Prova Brasil.

Outra escola de Mato Grosso do Sul, a escola municipal Professora Efantina de Quadros, de Dourados, a 221 km da Capital, foi escolhida pelo estudo. A unidade possui 781 alunos e funciona em prédio próprio, com biblioteca e laboratório de informática. Possui seis computadores, com internet, para uso dos alunos de 5ª a 8ª série. Participa do Bolsa-Família, ProInfo e outros programa estaduais.

Os professores estimulam atividades como música, teatro e brincadeiras. Utilizam exemplos do cotidiano para ensinar matemática (alunos criaram um pequeno mercadinho com embalagens). A escola também desenvolve o projeto Caderno de Leitura, utilizando textos de várias linguagens para estimular a escrita e a leitura. Possui também parcerias com universidades federais e com a Associação de Moradores. A participação dos pais é intensa e o espaço da escola é utilizado pela comunidade para festas, casamentos e reuniões.



Gilmar Hernandes - Midiamax

SIGA-NOS NO Google News