Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Começa hoje o prazo para realização de convenções

Ana Paula Marra/ABr - 10 de junho de 2006 - 07:39

Começa hoje o período para a realização das convenções partidárias nacionais e estaduais em todo o país. O Calendário Eleitoral 2006, estabelecido pela Resolução nº 22.124, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determina que os partidos interessados em participar das eleições de outubro devem fazer suas convenções entre 10 e 30 de junho.

Nas convenções, os partidos escolhem seus candidatos e definem as alianças políticas que farão com outras legendas. Neste ano, vão ser eleitos o presidente da República e seu vice e 27 senadores (um terço do total), além dos deputados federais e estaduais e os governadores e seus vices nos 26 estados e no Distrito Federal.

O PSDB será o primeiro, dos 17 partidos com representação no Congresso, a realizar convenção nacional, no domingo (11), em Belo Horizonte (MG). As convenções nacionais do PDT e do PPS estão marcadas para o dia 19, ambas no Rio de Janeiro. A do PFL será realizada no dia 21, em Brasília, e a do PCdoB, no dia 29, também em Brasília.

O Psol e o PT marcaram suas convenções nacionais para o dia 24, este em Brasília e aquele em Serra da barriga – União dos Palmares (AL).

O Partido Verde fará sua convenção nacional no dia 29, em Curitiba; o Partido Socialista Brasileiro (PSB), no dia 28, em Brasília, e o Partido Social Cristão (PSC), no dia 30, no Rio de Janeiro.

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) marcou para quionta-feira (15) a sua convenção nacional, também na capital federal.

Os outros quatro partidos com representação no Congresso (PMDB, PTB, Prona e PTC) ainda não divulgaram as datas de suas convenções nacionais. Já o PL e o PP anunciaram que não vão realizar convenção nacional porque não lançarão candidato à Presidência da República e nem farão coligação em nível nacional.

O primeiro turno das eleições gerais de 2006 será realizado em 1º de outubro, e o segundo, no dia 29 do mesmo mês.

SIGA-NOS NO Google News