Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Começa hoje o Campeonato Brasileiro de 2005

23 de abril de 2005 - 09:00

Terminados os estaduais, chega a hora da verdade para os 22 clubes da primeira divisão nacional. Neste fim de semana, começa a 35ª edição do Campeonato Brasileiro, a terceira no sistema de pontos corridos, em turno e returno. Os times que tiveram sucesso em seus domínios e os que vêm fazendo boa campanha na Copa do Brasil ou na Libertadores iniciam a briga pelo título mais importante do país com a esperança de comprovar no fim do ano a expectativa gerada pelos bons resultados até o momento. Já os que fracassaram no primeiro semestre, incluindo alguns colecionadores de títulos brasileiros, preocupam suas torcidas, que temem o rebaixamento - quatro times cairão para Série B em 2006.

Entre os favoritos ao título, estão dois tricolores que, por sinal, fazem o clássico da primeira rodada: São Paulo, campeão paulista, e Fluminense, vencedor no Rio. O jogo das faixas será domingo, no Maracanã. Além das vitórias nos estaduais, São Paulo e Fluminense ainda tentam levantar outra taça no primeiro semestre: o paulista na Libertadores e o carioca na Copa do Brasil.

Também entram na competição como favoritos o Corinthians de Tevez, Roger e Carlos Alberto, que está a um empate das quartas-de-final da Copa do Brasil, e o Santos de Robinho, atual campeão brasileiro e a um ponto da segunda fase da competição continental.

Atlético-PR e Internacional correm por fora para tentar surpreender, empolgados com os títulos estaduais e a boa participação até o momento nas outras competições que disputam. Depois de bater o rival Coritiba na decisão paranaense, o Furacão derrotou no meio da semana o Libertad, no Paraguai, pela Libertadores, e ficou muito perto da classificação. Já o Inter ganhou o tetracampeonato gaúcho, vencendo o 15 de Campo Bom na final, e precisa apenas do empate com o Paulista, em Jundiaí, para chegar às quartas-de-final da Copa do Brasil.

Apesar do fracasso na decisão do Campeonato Mineiro, contra o Ipatinga, o Cruzeiro aposta no faro de gol da revelação Fred e na experiência de jogadores como Athirson e Lopes para dar a volta por cima no Campeonato Brasileiro. Poder de recuperação a Raposa já mostrou: três dias após a derrota na final do Estadual, o time do técnico Levir Culpi goleou o Santa Cruz por 4 a 0 no Mineirão e ficou muito perto das quartas-de-final da Copa do Brasil.

Já os torcedores de Flamengo, Vasco, Botafogo, Palmeiras e Atlético-MG, por exemplo, não têm motivos para se empolgar. Os próximos oito meses prometem ser de muita apreensão para essas equipes, que juntas acumulam 15 títulos nacionais mas atualmente vivem um pesadelo. Os três cariocas sequer chegaram à decisão do Estadual e já foram eliminados da Copa do Brasil, todos por equipes que não estão na primeira divisão. Palmeiras e Atlético-MG também fracassaram nos seus estados e não fizeram grandes contratações para tentar mudar o panorama no Brasileiro.

Das outras dez equipes que disputam o Brasileiro 2005, três foram campeãs estaduais: Paysandu, Fortaleza e Brasiliense, os dois últimos recém-promovidos à Série A. São Caetano, Ponte Preta, Coritiba, Paraná, Juventude, Figueirense e Goiás integram o grupo intermediário, dos que podem sonhar com vagas na Copa Sul-Americano ou até mesmo na Libertadores.

Os três primeiros colocados estarão classificados à principal competição de clubes da América. Do quinto ao nono classificado, além do campeão brasileiro, ganham vaga na Sul-Americana 2006.


Terra

SIGA-NOS NO Google News