Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Começa hoje levantamento de focos do mosquito Aedes

Agência do Rádio - 27 de outubro de 2008 - 06:36

A partir desta segunda-feira, cento e vinte municípios brasileiros começam a fazer o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti, o LIRAa. Outras quarenta e nove cidades já estão fazendo o levantamento desde o início de outubro. O LIRAa identifica, com antecedência, as áreas de maior risco de reprodução do mosquito da dengue e pode ajudar a direcionar as ações de combate à doença. O secretário adjunto de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Fabiano Pimenta, explica a importância do LIRAa para a prevenção da dengue.


"Isso, então, vai, com certeza, reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti, desde que as medidas necessárias sejam implementadas. E no período em que acontece a maior transmissão de dengue no nosso País, que é o período de janeiro a maio, nós vamos ter menor número de mosquito, menor infestação de Aedes aegypti e, por conseqüência, nós vamos reduzir as chances de epidemias de dengue."

O secretário adjunto de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde lembra, ainda, que os criadouros mais comuns do mosquito da dengue são caixas-d'água sem tampa, materiais descartáveis e plásticos que acumulam água jogados nos quintais, pneus e o famoso pratinho que fica embaixo dos vasos de planta. O resultado do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti deve ser divulgado no dia dezenove de novembro.

Reportagem, Leilane Alves

SIGA-NOS NO Google News