Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

11/05/2009 13:38

Começa hoje a consulta pública de escrituras em MS

TJMS

Começa hoje, dia 11 de maio, o funcionamento da consulta pública de escrituras por meio do Portal do TJMS. Os trabalhos tiveram início no ano passado, com a disponibilização do Sistema de Gerenciamento de Escrituras de Separação, Divórcio, Inventário, Testamento e Averbação (SGE), num primeiro momento, para que todas as serventias de Mato Grosso do Sul cadastrassem as informações. Hoje, estes registros formam o banco de dados por meio do qual o cidadão poderá buscar, de forma rápida e prática, as informações de que necessita.

A criação do sistema partiu da Corregedoria-Geral de Justiça do TJMS, para atender à Resolução nº 35 do CNJ, cujo teor orientou que os Tribunais de Justiça criassem centrais de bancos de dados das escrituras permitidas pela Lei nº 11.441 de 2007.

No entanto, o Tribunal foi além das determinações do CNJ e criou também a consulta para testamentos e averbações, atendendo a um próprio pedido da Anoreg-MS (Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso do Sul) para instituir uma central de testamentos. Desta forma, o SGE centraliza diversos dados que a partir de hoje estão disponíveis para consulta pelo cidadão, sem cadastro ou senha, basta acessar o link do sistema na página inicial do TJMS.

Conforme os dados dos atos praticados e cadastrados no SGE, relativos ao dia 7 de maio de 2009, existem 844 divórcios, 2.341 inventários, 582 separações, 1.413 testamentos, 137 testamentos cerrados, 108 revogações de testamento, 10 reestabelecimentos de sociedade conjugal e 92 averbações.

De acordo com o Diretor da Secretaria da Corregedoria, Ary da Cruz Vieira, neste momento, a etapa de cadastramento de informações está 100% concluída, ou seja, todas as serventias extrajudiciais do Estado disponibilizaram suas informações. Todavia, o sistema é constantemente alimentado com as novas escrituras e documentos que vão sendo lavrados.

Toda a criação, desenvolvimento e manutenção técnica do sistema é de responsabilidade da equipe do Departamento de Sistema Administrativo do próprio Tribunal de Justiça.

Autoria do Texto:Departamento de Jornalismo

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Sexta, 18 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)