Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

21/10/2006 07:38

Começa coleta de amostras para identificar aftosa em MS

Após ser adiada por três vezes na mesma semana, teve início nesta sexta-feira a coleta de amostras de sangue em bovinos dos municípios de Eldorado, Japorã e Mundo Novo, que passarão por nova sorologia para identificar se ainda há circulação do vírus da febre aftosa no município. Ao todo, serão vistoriadas 418 propriedades rurais, abrangendo aproximadamente 9,2 mil animais.

Técnicos do escritório da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) de Mundo Novo informaram hoje que oito técnicos percorrem as 172 propriedades rurais do município onde os bovinos passarão por análises. As coletas previstas para hoje em Mundo Novo ocorreriam nos sítios São Gabriel, São João, Estância Van Igo I e II, Chácara Moreira, Fazenda Guairá, Chácara Bezerra, Estância Querência, Chácara Irmãos Bez, Sítio do Marlúcio, Sítio Bela Vista, Sítio São Pedro e Chácara Nova Canaã, conforme adiantou a assessoria da prefeitura.

A coleta de amostras deve ser concluída no dia 1º de novembro no município. O chefe do escritório local da Iagro, Edimilson Corrêa, informou que o resultado dos exames deve ser divulgado em até 60 dias. Para agilizar os trabalhos, foi solicitado apoio aos produtores, para que eles separem os animais a serem vistoriados.

Em toda a região, a Iagro mobilizou 15 equipes técnicas para a coleta de amostras. Os materiais serão encaminhados ao Lanagro de Porto Alegre/RS. Caso o resultado seja negativo para a presença do vírus na região, o governo estadual irá pleitear a restituição de status de área livre de febre aftosa com vacinação.

A última sorologia realizada nos três municípios teve seu resultado divulgado no início deste semestre, sendo que seu resultado não foi considerado conclusivo, uma vez que muitos produtores rurais vacinaram seus rebanhos, em desobediência à recomendação da Iagro. Como a vacina é feita a partir de vírus desativados da febre aftosa, as amostras analisadas ficaram comprometidas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)