Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Começa coleta de amostras para identificar aftosa em MS

21 de outubro de 2006 - 07:38

Após ser adiada por três vezes na mesma semana, teve início nesta sexta-feira a coleta de amostras de sangue em bovinos dos municípios de Eldorado, Japorã e Mundo Novo, que passarão por nova sorologia para identificar se ainda há circulação do vírus da febre aftosa no município. Ao todo, serão vistoriadas 418 propriedades rurais, abrangendo aproximadamente 9,2 mil animais.

Técnicos do escritório da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) de Mundo Novo informaram hoje que oito técnicos percorrem as 172 propriedades rurais do município onde os bovinos passarão por análises. As coletas previstas para hoje em Mundo Novo ocorreriam nos sítios São Gabriel, São João, Estância Van Igo I e II, Chácara Moreira, Fazenda Guairá, Chácara Bezerra, Estância Querência, Chácara Irmãos Bez, Sítio do Marlúcio, Sítio Bela Vista, Sítio São Pedro e Chácara Nova Canaã, conforme adiantou a assessoria da prefeitura.

A coleta de amostras deve ser concluída no dia 1º de novembro no município. O chefe do escritório local da Iagro, Edimilson Corrêa, informou que o resultado dos exames deve ser divulgado em até 60 dias. Para agilizar os trabalhos, foi solicitado apoio aos produtores, para que eles separem os animais a serem vistoriados.

Em toda a região, a Iagro mobilizou 15 equipes técnicas para a coleta de amostras. Os materiais serão encaminhados ao Lanagro de Porto Alegre/RS. Caso o resultado seja negativo para a presença do vírus na região, o governo estadual irá pleitear a restituição de status de área livre de febre aftosa com vacinação.

A última sorologia realizada nos três municípios teve seu resultado divulgado no início deste semestre, sendo que seu resultado não foi considerado conclusivo, uma vez que muitos produtores rurais vacinaram seus rebanhos, em desobediência à recomendação da Iagro. Como a vacina é feita a partir de vírus desativados da febre aftosa, as amostras analisadas ficaram comprometidas.

SIGA-NOS NO Google News