Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Começa amanhã capacitação para o censo escolar 2005

Dourados News - 20 de março de 2005 - 11:07

Nesta semana, a Secretaria de Estado de Educação (SED) começa a realizar a capacitação sobre o preenchimento do Censo Escolar 2005. As atividades reunirão representantes das redes estadual e municipais de ensino e das escolas particulares de Mato Grosso do Sul.

O curso buscará demonstrar principalmente a importância da exata coleta de dados sobre os alunos. As informações e estatísticas contidas no censo escolar servem de base para o Ministério da Educação (MEC) e SED definirem o planejamento e a implementação de políticas voltadas à efetividade e qualidade do ensino. Repasse financeiro como o da merenda escolar é feito com base nos números do censo.

Locais e horários das atividades

· Amanhã, 131 representantes das escolas estaduais dos municípios da região de Campo Grande irão se reunir na escola estadual Maria Constança Barros Machado, na Capital, a partir das 7h30.

· Terça-feira 22: capacitação dos técnicos da SED e dos representantes das unidades estaduais de ensino de Campo Grande.

· Quarta-feira 23: encontro com os representantes das secretarias municipais de educação dos 78 municípios sul-mato-grossenses.

· Dia 28: encontro dos representantes das instituições de ensino particulares de Campo Grande. Cerca de 127 pessoas são esperadas. As atividades dos dias 22, 23 e 28 acontecerão também a partir das 7h30, na escola Maria Constança Barros Machado.

· Dia 30: início dos trabalhos no município de Dourados, com a participação dos representantes da rede estadual e escolas particulares do município. O encontro será na Universidade da Grande Dourados (Unigran). No dia seguinte, no mesmo local, representantes dos municípios da região serão capacitados.

Além das orientações relativas ao censo deste ano, um breve esclarecimento será feito sobre o censo 2006. A partir do mês de maio, técnicos do Ministério da Educação (MEC) virão a Campo Grande explicar às secretarias de educação e às escolas particulares o novo método de censo que será utilizado em janeiro do ano que vem.

O "Censo Escolar e Acompanhamento de Freqüência Escolar" trará como novidade a utilização do cadastro único dos estudantes. Cada aluno terá um número individual, em que constarão diversas informações pessoais. Caso esse aluno desista ou mude de escola, o trabalho de identificá-lo será mais fácil. Isso resultará numa agilização na coleta de informações e no acompanhamento do estudante.

Em agosto deste ano, uma cidade de cada estado será escolhida para realizar o projeto-piloto do censo. Corumbá será o município que representará Mato Grosso do Sul.

SIGA-NOS NO Google News