Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Começa a funcionar cadastro nacional do SUAS

Agência Brasil - 21 de janeiro de 2009 - 15:56

Brasília - A partir de hoje (21), os gestores municipais e estaduais podem encontrar na internet o formulário para o Cadastro Nacional do Sistema Único de Assistência Social. O CadSUAS é um sistema de informação criado para coordenar e manter atualizado pelo governo federal o cadastro de entidades e organizações de assistência social existentes no país.

Até abril, por meio do site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, gestores deverão informar e atualizar dados como endereços, contatos, estrutura e características dos serviços prestados nas entidades localizadas em seus municípios. A medida permitirá também a divulgação pública desses dados.

O cadastro é obrigatório. Sem o devido preenchimento do CadSUAS, os gestores não poderão finalizar o Plano de Ação 2009 e o Demonstrativo Sintético de Execução Físico-Financeira de 2008, instrumentos fundamentais para a gestão. As senhas de acesso ao formulário já estão sendo enviadas para os endereços eletrônicos dos responsáveis pelo cadastramento. Por isso, o MDS alerta o gestor para atualizar seus dados no ministério pelo endereço www.mds.gov.br/suas/.

A portaria que institui o novo sistema de informação foi publicada no Diário Oficial no dia 5 de dezembro. Até então, o controle de dados sobre as entidades que oferecem serviços de assistência social no país não era unificado, e os cadastros se encontravam espalhados por diversos setores de instituições públicas. “O CadSUAS foi criado justamente para organizar esses cadastros e dar maior transparência à sociedade”, informa a assessoria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Segundo o ministério, existem cerca de 62 mil entidades públicas e privadas que prestam serviços assistenciais em todo o Brasil. De acordo com o ministério, fazer uma radiografia da rede socioassistencial do país, tornando os dados disponíveis para a sociedade através dos CadSUAS, fortalecerá os serviços de assistência social.

Também a partir de hoje, o cidadão pode ter acesso aos dados das entidades de assistência social já cadastradas no SUAS. As informações públicas estão no link: http://aplicacoes.mds.gov.br/cadsuas.

SIGA-NOS NO Google News