Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

21/01/2009 15:56

Começa a funcionar cadastro nacional do SUAS

Agência Brasil

Brasília - A partir de hoje (21), os gestores municipais e estaduais podem encontrar na internet o formulário para o Cadastro Nacional do Sistema Único de Assistência Social. O CadSUAS é um sistema de informação criado para coordenar e manter atualizado pelo governo federal o cadastro de entidades e organizações de assistência social existentes no país.

Até abril, por meio do site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, gestores deverão informar e atualizar dados como endereços, contatos, estrutura e características dos serviços prestados nas entidades localizadas em seus municípios. A medida permitirá também a divulgação pública desses dados.

O cadastro é obrigatório. Sem o devido preenchimento do CadSUAS, os gestores não poderão finalizar o Plano de Ação 2009 e o Demonstrativo Sintético de Execução Físico-Financeira de 2008, instrumentos fundamentais para a gestão. As senhas de acesso ao formulário já estão sendo enviadas para os endereços eletrônicos dos responsáveis pelo cadastramento. Por isso, o MDS alerta o gestor para atualizar seus dados no ministério pelo endereço www.mds.gov.br/suas/.

A portaria que institui o novo sistema de informação foi publicada no Diário Oficial no dia 5 de dezembro. Até então, o controle de dados sobre as entidades que oferecem serviços de assistência social no país não era unificado, e os cadastros se encontravam espalhados por diversos setores de instituições públicas. “O CadSUAS foi criado justamente para organizar esses cadastros e dar maior transparência à sociedade”, informa a assessoria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Segundo o ministério, existem cerca de 62 mil entidades públicas e privadas que prestam serviços assistenciais em todo o Brasil. De acordo com o ministério, fazer uma radiografia da rede socioassistencial do país, tornando os dados disponíveis para a sociedade através dos CadSUAS, fortalecerá os serviços de assistência social.

Também a partir de hoje, o cidadão pode ter acesso aos dados das entidades de assistência social já cadastradas no SUAS. As informações públicas estão no link: http://aplicacoes.mds.gov.br/cadsuas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)