Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Comboio parte de MS com 74,6 toneladas de drogas

Maristela Brunetto e Jacqueline Lopes/Campo Grande News - 22 de junho de 2005 - 09:30

Por volta de 6h40 de hoje partiu da Superintendência da Polícia Federal, em Campo Grande, um comboio com quatro carretas carregadas de drogas, levando 74,6 toneladas resultantes de apreensões feitas entre junho do ano passado e maio deste ano. Uma mega-operação envolve o transporte da droga rumo a Salto do Pirapora, interior de São Paulo, para incineração na sexta-feira em uma fábrica da Votorantin, dentro das atividades da Semana Nacional Anti-Drogas.
A operação de transporte custa R$ 110 mil e envolve cerca de 70 policiais federais lotados no Estado e um grupo de elite de Brasília. Estão sendo utilizadas 20 viaturas e até um helicóptero para dar suporte. Policiais lotados em cidades ao longo do trajeto até a cidade paulista, iniciando pela BR-262, ajudarão na logística.
É o segundo ano seguido que a droga apreendida em Mato Grosso do Sul é levada para queima fora do Estado. Em 2004, 74 toneladas foram levadas para serem incineradas em Volta Redonda.
A quantia apreendida é fruto de apreensões efetuadas pela Polícia Federal e Rodoviária Federal. As drogas apreendidas por policiais civis e militares não são encaminhadas à PF.
A Operação Pantanal 5, desencadeada às 4h30 pela Polícia Federal, chamou a atenção de moradores da região da superintendência.
Das drogas transportadas de MS, 73,2 toneladas são só maconha, 1,1 tonelada cocaína, 39,4 quilos haxixe e 7,5 quilos são craque. A delegacia de Ponta Porã foi a que mais apreendeu maconha (29,3 toneladas) e a de Corumbá liderou em apreensões de cocaína (390 quilos).
O comboio chega amanhã à tarde na cidade paulista. No percurso do transporte, haverá pernoite no Quartel do 37º Batalhão de Infantaria Motorizada, do Exercito, em Lins (SP), a exemplo do ano passado.
O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, irá à solenidade de início da incineração. Ao todo serão queimadas em Salto do Pirapora 95 toneladas de drogas, incluindo apreensões do Paraná e de São Paulo. No País, serão destruídas 140 toneladas de entorpecentes.

SIGA-NOS NO Google News