Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Combinação sol e frutas cítricas pode provocar alergias

Agência do Rádio - 20 de dezembro de 2006 - 07:15

O manuseio de frutas como limão, laranja e abacaxi requer cuidado durante os meses de verão. É justamente nessa época que aumenta a incidência da fitofotomelanose, uma reação alérgica que acontece quando a pele é exposta ao sol logo depois de ter contato com frutas cítricas. O problema pode acontecer até mesmo quando se toma uma caipirinha ou um sorvete de limão. Em casos mais graves, podem ocorrer o surgimento de manchas avermelhadas, bolhas, ardência e coceiras. Mas com alguns cuidados é possível se prevenir. É o que aconselha o dermatologista Gustavo Godoy.

"Os cuidados que deve ter são: não manusear essas frutas e vegetais diretamente exposto ao sol e lavar bem as mãos ou a área que teve contato com essas substâncias antes de se expor ao sol. É importante também que você lave antes de passar o protetor solar e tire aquelas substâncias que penetram na pele e depois aplique o protetor solar."

LOC/REPÓRTER: As manchas de fitofotomelanose desaparecem com o tempo. Para ajudar no clareamento delas, a pessoa pode fazer uso de cremes prescritos por um dermatologista.

De Brasília, Eline Santos



SIGA-NOS NO Google News