Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Combate ao turismo sexual terá campanha permanente

Keite Camacho / ABr - 29 de novembro de 2004 - 14:19

"Brasil, quem ama protege" é o nome da campanha de combate ao turismo sexual envolvendo crianças e adolescentes apresentada hoje pela Organização Mundial de Turismo (OMT), com o apoio do Ministério do Turismo. Segundo Sidney Alves Costa, representante da instituição, a campanha é permanente e não se restringirá ao período do verão.

Entre as ações previstas estão a veiculação, na mídia, de vídeos de um minuto de duração e, a bordo de aviões, em vôos internacionais. Além disso, haverá a distribuição de folders, cartazes e painéis nos aeroportos de mais de 20 cidades brasileiras. Uma ação pontual será realizada paralelamente em toda a costa do país. A partir do dia 2 de dezembro, serão distribuídas 5 mil camisetas da campanha para guardadores de automóveis.

"A campanha não tem a única finalidade de dissuadir o estrangeiro dessa prática (exploração sexual), mesmo porque ela não se dá só por estrangeiros. Com relação a esses, as ações são bem mais profundas, no sentido de que temos toda uma estrutura, por meio dos escritórios de promoção do Brasil e das nossas representações no exterior, trabalhando na origem, junto aos operadores de turismo estrangeiros, para dissuadi-los de trazerem pessoas para essa prática no Brasil, por estarmos com uma política forte de repressão e de combate", explicou.

O material da campanha apresentará atores mirins. Para evitar problemas em relação à exposição de menores, Costa disse que houve discussão prévia e que, por se tratar de uma campanha de valorização da infância, de caráter positivo, foi autorizada a divulgação de imagens desses atores mirins.

Para a primeira fase da campanha serão destinados R$ 3 milhões do orçamento do Ministério do Turismo. Sidney Alves Costa adiantou que durante o Fórum Mundial de Turismo Para Paz e Desenvolvimento Sustentável, entre os dias 1º e 6 de dezembro em Salvador, o Ministério do Turismo assinará parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), que distribuirá cartilhas para toda a rede hoteleira em 2005. No fórum, 30 ministros do Turismo de diversos países estarão discutindo medidas para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.

SIGA-NOS NO Google News