Cassilândia, Quarta-feira, 21 de Outubro de 2020

Últimas Notícias

21/05/2020 16:00

Combate ao coronavírus: Secretaria de Saúde orienta o uso correto de máscaras

Mais importante do que ter uma máscara, é saber usá-la – orienta Christine Maymone

Governo de MS
Combate ao coronavírus: Secretaria de Saúde orienta o uso correto de máscaras

O uso de máscaras, tanto as descartáveis como as de tecido, caseiras ou industrializadas, tem sido um grande aliado no combate ao coronavírus. Orientado pelo Ministério da Saúde, a população tem aderido e em algumas cidades, como em Campo Grande, a utilização é obrigatória, por exemplo, nos transportes coletivos.

Porém, para uma maior efetividade na utilização da máscara é preciso saber usar o produto de forma correta. “Precisamos estar com as mãos limpas ao manuseá-las seja na hora de colocar, seja na hora de retirar, é preciso pegar a máscara pelo elástico ou pelo laço e nunca pela parte da frente, para não corrermos o risco de contaminar o material”, ensina a secretária adjunta de Saúde, Christine Maymone.

Segundo a especialista, antes de mais nada é importante que ao colocar as máscaras as mãos sejam devidamente higienizadas. “Tire todos os anéis, acessórios, pulseiras, lave as mãos com água e sabão e na ausência desse recurso, utilize o álcool em gel. Utilize o tempo necessário e ao colocar pegue a máscara pela parte externa”.

O tempo médio de uso é de 2 a 3 horas e a máscara precisa ser trocada se estiver apresentando umidade. “Mais importante do que ter uma máscara é saber usá-la. Quando eu uso a máscara, eu protejo o outro e quando você usa a máscara, você me protege. É uma barreira. Com isso, podemos salvar vidas”, aconselha Christine.

Seguem mais orientações do Ministério da Saúde:

Remova a máscara pegando pelo elástico ou laço da parte traseira, evitando tocar na parte da frente – que pode estar contaminada
Faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500 ml de água potável)
Lave a máscara usando água e sabão e faça o enxágue em água corrente
A máscara de tecido tem efetividade por até 2 horas de uso, devendo ser trocada depois desse período devido à umidade natural produzida pela própria respiração
É importante ressaltar que apesar do papel benéfico das máscaras para controlar a disseminação viral, a recomendação de uso não substitui a orientação de distanciamento físico e a de lavar as mãos várias vezes ao dia. É uma recomendação a mais. A máscara de pano é apenas uma alternativa para reduzir o impacto de saídas extremamente necessárias.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 21 de Outubro de 2020
Terça, 20 de Outubro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)