Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Comarca de Dourados implanta estenotipia

TJMS - 21 de julho de 2007 - 07:08

A 1ª Vara Criminal de Dourados implantou, no último dia 18 , o projeto piloto da estenotipia eletrônica na comarca. Foram gravados os depoimentos de seis pessoas, que serão devolvidos transcritos à vara, no prazo de até três dias. O projeto já havia sido lançado, no dia 3 de julho, na vara da Auditoria Militar, na capital. A vara criminal de Ponta Porã e a 2ª Vara Criminal Residual de Campo Grande também utilizam a tecnologia. Os primeiros procedimentos nas varas são acompanhados por representantes da empresa prestadora do serviço, que supervisionam e instruem os servidores que utilizarão o sistema.

Para a juíza titular da vara, Drª. Dileta Terezinha Souza Thomaz, o plano piloto da estenotipia informatizada é um grande avanço para o futuro do judiciário. “É muito grato que o Tribunal de Justiça tenha encampado uma idéia tão brilhante e que possa nos favorecer enormemente com celeridade, que é a grande busca do jurisdicionado”, destacou a magistrada.

Por meio da estenotipia são gravados os depoimentos das partes e testemunhas nas audiências e enviados para a empresa via sistema próprio. O conteúdo dos arquivos é devolvido transcrito em até setenta e duas horas para a respectiva vara.

Estenotipia – A função do estenotipista consiste em registrar depoimentos, audiências, debates, palestras ou mesmo uma simples conversa por escrito (digitalizado) acompanhando a velocidade da fala, simultaneamente. Para isso, é utilizado o estenótipo, um teclado especial com 24 teclas. Essas teclas podem ser batidas ao mesmo tempo, oferecendo uma infinidade de combinações, ao contrário de um computador ou de uma máquina de escrever, nos quais se tecla letra por letra.

Conectado a um computador, com o auxílio de um software (programa) de transcrição, o estenótipo traduz para a Língua Portuguesa todos os códigos, abreviaturas e contrações que são digitadas. No software, há um dicionário em que podem ser acrescentadas novas palavras, com o objetivo de abastecer o banco de dados e melhorar o desempenho. A estenotipia permite que o profissional registre um texto na mesma velocidade que as pessoas falam, de 180 a 220 palavras por minuto.

Autoria do Texto:Secretaria de Comunicação Social

SIGA-NOS NO Google News