Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Comandante chinês nega ter jogado africanos ao mar

Márcia Wonghon/ABr - 15 de novembro de 2003 - 08:58

O comandante Xu Chang, do navio cargueiro chinês Tu King, que atracou anteontem à noite no Porto do Recife, negou ontem em depoimento ao delegado Daniel Granjeiro, da Polícia Federal, ter jogado em alto mar passageiros clandestinos. O comandante é acusado de transportar ilegalmente da República da Guiné até a capital pernambucana, oito jovens aficanos entre 16 e 21 anos. Os africanos contaram que ficaram à deriva por mais de três horas e foram salvos por um pescador, e que além de serem espancados pela tripulaçâo, tinham sido jogados em alto mar. Mas Chang relatou ao delegado que a viagem de sete horas foi tranqüila, sem registro de qualquer incidente.

O chinês no entanto não conseguiu convencer o delegado Daniel Granjeiro, que decidiu indiciá-lo por introdução clandestina de estrangeiros no país e tentativa de homicídio. Ele pode ser preso e condenado a cumprir pena de um a três anos de detenção.

Hoje, a polícia realiza a reconstituição do caso, com a participação dos africanos, de agentes da Imigraçâo e do comandante com toda a tripulaçâo, formada por 23 homens.

A embarcação que deveria ser abastecida com uma carga de combustível em Fortaleza, ficará retida no porto até a próxima segunda-feira.

SIGA-NOS NO Google News