Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Com tecnologia 100% nacional, ônibus elétrico híbrido chega ao mercado

Governo de SP - 25 de setembro de 2019 - 15:30

Pouco mais de um ano após a aprovação de financiamento do projeto junto à Desenvolve SP, a fabricante de ônibus Eletra, pioneira no desenvolvimento de tecnologia de tração elétrica no Brasil, lança um veículo inovador para o transporte público sustentável.

A empresa apresenta um ônibus elétrico híbrido com tecnologia 100% brasileira desenvolvido em parceria com líderes da indústria nacional de eletromobilidade. O lançamento acontece nesta quarta-feira (24), durante o Arena ANTP – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, no Transamérica Expo Center, Pavilhão C, na capital paulista.

“A Desenvolve SP se orgulha de financiar projetos que promovam a inovação e sustentabilidade no estado. Agora o transporte público urbano tem uma opção, totalmente nacional, para emitir menos poluentes e, assim, melhorar a qualidade de vida do nossos cidadãos”, afirma o presidente da instituição, Nelson de Souza.

Inovação

O Ônibus Elétrico Híbrido DualBus 15m é um veículo de tração elétrica alimentado por duas fontes de energia – banco de baterias e grupo motor-gerador a diesel ou a biocombustível – que podem operar em modo conjunto ou independente. A tecnologia permite que um GPS desligue o grupo gerador quando entrar em uma área de zero emissão de poluentes, por exemplo.

Essas áreas de restrições são tendência no mundo todo. No município de São Paulo a Lei Municipal nº 16.802, de 2018, estabeleceu que os veículos que atendem o transporte público devem reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) em 50% no prazo de 10 anos e 100%, em 20 anos.

O veículo foi projetado para atender o mercado de ônibus urbano da América Latina e seus componentes: chassi, carroceria, motor elétrico e, principalmente, baterias, estão disponíveis no Brasil e garantidos por empresas com estrutura de assistência técnica em todo o continente latino-americano.

A Desenvolve SP possui diversas linhas de crédito dentre as quais as que financiam projetos de inovação e sustentáveis com juros competitivos e longos prazos para pagar. Além disso, possui Fundos Garantidores que auxiliam a micro, pequenas e médias empresas, que não possuem garantias reais, a viabilizarem as operações de crédito.

SIGA-NOS NO Google News