Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Com rebanho reduzido, cai a produção de ração

Fernanda Mathias, Campo Grande News - 17 de março de 2009 - 13:04

Com rebanho menor e investimentos reduzidos na pecuária, a produção de ração e suplementos caiu em Mato Grosso do Sul no ano passado, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela SFA (Superintendência Federal de Agricultura).

As 50 indústrias que produzem suplementos no Estado produziram 88 mil toneladas de suplementos minerais para bovinos em 2008, mil toneladas a menos que em 2007. Já a produção de suplementos minerais proteicos caiu em 10 mil toneladas em relação ao ano anterior, quando foram produzidas 53 mil toneladas.

Na categoria de rações para bovinos, a produção de 2008 ficou em torno de 54 mil toneladas, apresentando queda de 7% em relação a 2007. A produção de rações para eqüinos se manteve estável, em torno das 3 mil toneladas.

No estado estão instaladas 111 indústrias fabricantes de produtos destinados à alimentação animal registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Desse total, 85 indústrias atuam na produção de rações, suplementos e concentrados para diversas espécies, as demais atuam como fornecedores de matérias-primas de origem animal, vegetal e mineral.

Aves e suínos – Por outro lado, no segmento da avicultura de corte, a produção de rações foi de 544 mil toneladas, aumento de 5% em relação à produção do ano anterior, seguindo essa tendência, a produção de rações para aves em postura alcançou 73 mil toneladas, com aumento de 9% em relação ao volume de 2007. Praticamente toda à produção de rações para aves no Estado vem do sistema de integração.

O cenário neste ano deve ser diferente, uma vez que desde o fim do ano passado o setor avícola vem encolhendo. Seguindo uma expressiva redução de exportações, o alojamento de pintos também teve forte queda.

No setor da suinocultura, também caracterizado pelo sistema de integração, a produção de rações em 2008 foi de 200 mil toneladas, aumento significativo em relação a 2007 que havia registrado a produção de 166 mil toneladas.

SIGA-NOS NO Google News