Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Com reajuste do ICMS, comércio aumenta preço de bebidas e cosméticos

Liana Feitosa, Campo Grande News - 23 de setembro de 2015 - 15:00

Enquanto o governo do Estado estuda aumentar a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre produtos não essenciais, como bebidas alcoólicas, refrigerantes, cigarros e cosméticos, empresários desaprovam e reclamam de medida antes mesmo que ela passe a vigorar.

Gabriel Gibaile, de 42 anos, gerente de uma conveniência que fica na Avenida Ceará, na Capital, considera que o aumento vai deixar a situação mais complicada. "Já está muito pesado gerenciar gastos e vendas. A gente percebe que o governo está tentando tapar os buracos repassando pra gente. Ter mais um aumento de imposto não é nada bom", analisa.

Pechinchar - "O jeito vai ser buscar comprar mais barato, fazer muita pesquisa. A gente sabe que vai ter aumento para o consumidor, é complicado", resume.

Caso a mudança seja aprovada, o governo estadual prevê aumento de R$ 296 milhões na arrecadação de impostos. Entre os produtos que sofrerão reajuste estão os cosméticos que, no Estado, teve crescimento de 9,3% em julho, junto com artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria.

Os dados são da última pesquisa conjuntural do Comércio e Serviços da Fecomércio MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul). Segundo o levantamento, o setor dos serviços prestados às famílias sul-mato-grossenses teve crescimento de 7,1%. Este segmento inclui os serviços de atividades artísticas e esportivas, recreação e lazer, lavanderias, cabeleireiros, tratamento de beleza, entre outros.

SIGA-NOS NO Google News