Cassilândia, Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018

Últimas Notícias

08/09/2018 10:30

Com preservação de córrego, produção de água aumenta

Correio do Estado

 

Na terra da agropecuária, é a produção de água que tem ganhado força em Campo Grande. Implantado desde 2010 na Bacia do Guariroba, que é responsável por aproximadamente 40% do abastecimento da Capital, o Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA) já mudou o cenário ao longo das cinco sub-bacias que formam o córrego. A região tem 36 mil hectares, onde atuam 65 produtores rurais.

Oito anos depois, o córrego – formado pelas sub-bacias do Guariroba, Saltinho, Tocos, Rondinha e Reservatório, com total de 42 nascentes catalogadas – tem sinais de reação. O volume de água aumentou e 27 hectares ao longo do rio foram recuperados, além de seis nascentes.

Para este ano, a Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba (ARCP) atua na recuperação de 32 hectares e nove nascentes. “Pra mim, é uma felicidade enorme ver o que fizemos neste tempo e os resultados alcançados. O córrego iria morrer se a gente não agisse”, diz o presidente da entidade e produtor na região há 30 anos, Claudinei Pecois.

Segundo ele, “com todas as ações que desenvolvemos, também conseguimos formar mais nascentes. Em uma área recuperada por um produtor, surgiu um açude, que agora deságua no córrego”, conta.

A preocupação de antes deu lugar à esperança de que a área seja recuperada e protegida, plano abraçado por todos que vivem e trabalham no lugar. “A grande maioria dos produtores já fez as intervenções e melhorias dentro de suas propriedades. Todos viram a importância das ações, para garantir água não só para nós, mas para a cidade também”, explica.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 19 de Novembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Domingo, 18 de Novembro de 2018
09:05
Cassilândia
Sábado, 17 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
06:25
Cassilândia/Paranaiba
Sexta, 16 de Novembro de 2018
22:20
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)