Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Com moeda de R$ 2, BC homenageia imigração japonesa

18 de junho de 2008 - 14:34

O BC (Banco Central) lançou nesta quarta-feira (dia 18) a moeda em homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. A data do lançamento coincide com a chegada do navio Kasato Maru ao porto de Santos, trazendo os primeiros imigrantes japoneses ao País 100 anos atrás.

A moeda comemorativa foi cunhada em cuproníquel, com a denominação de 2 reais. A tiragem inicial é de duas mil unidades, podendo chegar a um máximo de 10 mil. Elas estarão disponíveis para a venda ao público a partir do dia 19 de junho, nas regionais do Departamento do Meio Circulante do Banco Central ou através do site do Banco do Brasil na internet, pelo valor de R$ 24,00.

O lançamento faz parte do programa de moedas comemorativas do BC, cujo principal objetivo é difundir a história e a identidade nacional.

O projeto da moeda comemorativa foi desenvolvido por equipe formada por servidores da Casa da Moeda do Brasil e do Departamento do Meio Circulante do Banco Central.

A moeda mostra, de um lado, o navio Kasato Maru, que representa o início da imigração japonesa no Brasil. O desenho também faz referência à participação japonesa no desenvolvimento da agricultura brasileira, simbolizada por uma camponesa colhendo caquis.

Atualmente, o Brasil abriga o maior contingente de japoneses e seus descendentes fora do Japão - cerca de um milhão e meio de pessoas.





Jorge Franco com informações da assessoria

SIGA-NOS NO Google News