Cassilândia, Sexta-feira, 07 de Agosto de 2020

Últimas Notícias

04/07/2020 08:40

Com menos de 2 metros, rio Paraguai tem menor altura nos últimos 8 anos

Julho é um dos meses de maior ocorrência do pico da cheia na região

Midiamax
Rio registrou menor altura em 8 anos. Imagem: Diário Corumbaense.Rio registrou menor altura em 8 anos. Imagem: Diário Corumbaense.

O rio Paraguai em Ladário, a 426 quilômetros de Campo Grande, registrou nesta quinta-feira (02), 1,96 metro na régua, o menor nível para o período, de acordo com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), ligada ao Ministério das Minas e Energia. Curiosamente, julho é um dos meses de maior ocorrência do pico da cheia na região.

De acordo com o Diário Corumbaense, o boletim do Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste, do 6° Distrito Naval da Marinha do Brasil, mostra que a marca atingida é a menor dos últimos oito anos. No dia 02 de julho de 2012, a régua centenária do Centro de Hidrografia registrou 2,84 metros de altura para o rio Paraguai em Ladário. Neste período, o maior nível do rio para a data foi em 2018, quando a marca bateu 5 metros e 28 centímetros.

Análise do comportamento do rio Paraguai feita pela CPRM, mostra que o nível continuará baixando e pode chegar a 1 metro e 62 centímetros, em Ladário, no dia 24 de julho. A altura atingida nesta quinta estava prevista para esta sexta-feira (03).

O fato de a régua marcar altura inferior a 2 metros não significa que as pessoas podem “atravessar a pé” o rio Paraguai. A explicação para isso é que a régua foi instalada num local de fácil leitura (margem direita do rio), assim, o zero da régua não corresponde ao local mais profundo.

Se o nível da água do rio Paraguai, em Ladário, atingisse a marca de zero centímetro, mesmo assim o rio nesse local teria uma largura de aproximada 250 metros e uma profundidade média de 4 metros. Daí a explicação para o fato dessa régua já ter registrado valores negativos, como ocorreu em 1964, quando o nível ficou 61 centímetros abaixo do zero. (Informações do Diário Corumbaense).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 07 de Agosto de 2020
Quinta, 06 de Agosto de 2020
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)