Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Com mais de 350 casos notificados, Paranaíba tem números epidêmicos

Jornal Tribuna Livre/ Daniel Castro - 28 de março de 2013 - 13:10

Como já era previsto os números da dengue aumentaram em Paranaíba e, se a situação continuar como está, tudo pode piorar. Com mais de 350 casos notificados, a cidade tem números epidêmicos. O Controle Municipal de Vetores alerta que grande parte da população não faz a sua parte no combate à doença.
De acordo com a coordenadora do Controle Municipal de Vetores, Ymara Lúcia Zanin Palchetti, como há havia sido alertado no início, houve um aumento das notificações desde o início de março, devido a maior quantidade de chuvas. Agora, a cidade já está com números epidêmicos e continua, em alguns bairros, com índices altíssimos de infestação.

O Controle de Vetores faz um acompanhamento, juntos às unidades de saúde, para saber quais são as pessoas mais atingidas em relação à idade e sexo (as mulheres sempre são mais atingidas que os homens).

Conforme a coordenadora, o vírus 4 pode estar circulando em Paranaíba, assim como os outros tipos. Ela observou que muitas pessoas dizem que tem a doença, mas não procuram atendimento médico; então, mesmo tendo alguns sintomas parecidos, os casos podem ser negativos. Ymara alertou que é importantíssimo a pessoa fazer o acompanhamento, principalmente por causa da automedicação, já que existem várias restrições em relação a remédios.

A responsável pelo Controle de Vetores destaca que o órgão tem feito tudo que está ao seu alcance, para combater a dengue, no entanto a população deixa a desejar. “Se a população não nos ajudar, a cidade pode passar por momentos graves, já que o índice de infestação é altíssimo”, frisou.

Para alertar sobre o que está acontecendo em Paranaíba, ela falou dos números do bairro São José: em dois dias de trabalho, foram encontrados 140 focos, a maioria deles está em residências, em depósitos descartáveis. “Sinto falar, mas a maioria da população não está nem aí; muitos acham que a obrigação de achar e eliminar os focos é apenas do Controle de Vetores”, observou.

SIGA-NOS NO Google News