Cassilândia, Quinta-feira, 20 de Julho de 2017

Últimas Notícias

12/07/2017 09:00

Com inverno seco, Campo Grande registra dobro de incêndios com relação a 2016

Midiamax

A estiagem, comum nesta época do ano, torna o cenário ideal para o aumento dos focos de incêndio ou queimadas sem controle. Em Campo Grande, por exemplo, as ocorrências no geral aumentaram 109% com relação ao mesmo período do ano passado, conforme assessoria do Corpo de Bombeiros.

Os dados sistematizados a partir de ocorrências registradas no sistema Sigo (Sistema Integrado de Gestão Operacional) revelam que a Capital teve 590 chamados na central de ocorrências, registrados do dia 1º de janeiro a dia 30 de junho. Em 2016, no mesmo período, foram 281 chamados . O aumento foi de 109%.

Ainda de acordo com a BM5, somente nas últimas 24 horas, a central de operação recebeu 25 chamados. A corporação reitera que o aumento se deve a escassez de chuva, baixa umidade do ar, vegetação seca e ventos fortes. Além da falta de conscientização da população que ainda utiliza o fogo para limpeza de terrenos.

Ontem, segunda-feira (10), turma do curso de formação de sargentos do Corpo de Bombeiros realizou queimada controlada de uma área, próximo ao Aeroporto Internacional de Campo Grande. Apesar de técnicas envolvidas, as chamas abrangeram grande parte do local e incomodou moradores da região.

Na tarde desta terça-feira (11), um incêndio em uma área de seis hectares de uma chácara na Rua Alberto Lamego, Bairro José Abrão, em Campo Grande, mobilizou moradores e o Corpo de Bombeiros. A propriedade que possui dez hectares de extensão teve 70% da área destruída pelo fogo. 

A queimada prescrita ou controlada é uma técnica usada, às vezes, em gestão de florestas ou na agricultura. A prática da queima necessita de planejamento detalhado e cuidadoso, para que o fogo não saia do controle e provoque um incêndio. Já o incêndio é um fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo ser provocado de forma natural ou por pessoas.
20 dias de estiagem

O último domingo (9) começou com céu aberto, mas o tempo mudou no decorrer da manhã e, depois de 20 dias de estiagem, foi registrada uma leve garoa em bairros da região sul de Campo Grande.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) não havia possibilidade de chuva para o dia em questão, mas a previsão era de dia claro, com névoa seca.

Os meteorologistas informam que este tempo deve se manter assim até o final desta quarta-feira (12). O tempo seco é resultado da circulação de vento associada a um grande sistema de alta pressão atmosférica (massa de ar seco) que influencia muitas áreas do interior do País, inibindo a formação de instabilidades.

A meteorologia prevê ainda a passagem de duas massas polares passando no Estado até o fim do mês. Com isso, são esperados dias de frio, especialmente durante a madrugada e começo da manhã.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 20 de Julho de 2017
10:07
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Quarta, 19 de Julho de 2017
20:32
Loteria
17:30
Restituição do Imposto de Renda
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)