Cassilândia, Sábado, 20 de Julho de 2019

Últimas Notícias

15/12/2018 06:40

Com estoque reduzido há meses, MS vai receber 131,3 mil vacinas contra Meningite

Correio do Estado

 

Há alguns meses, as unidades de saúde de Mato Grosso do Sul vêm administrando a pouca quantidade de vacinas meningocócicas do tipo C, disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Em Campo Grande, de acordo com denúncia de populares, a vacina não estava mais sendo encontrada nos postos de saúde.

No entanto, conforme apurado pelo Correio do Estado, ainda neste mês, o Ministério da Saúde enviará um estoque de 131,3 mil doses de vacina contra a Meningite.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), existe a possibilidade de algumas unidades de saúde não disponibilizarem mais a vacina. Segundo a secretaria, houve uma redução na distribuição destinada pelo Ministério da Saúde. Ainda conforme a Sesau, a falta da vacina compromete a assistência epidemiológica da imunização.

A estudante Abilene de Oliveira, de 16 anos, disse que foi em quatro postos de saúde procurar pela vacina para o filho de 1 ano e teve muita dificuldade para encontrar. De acordo com a estudante, quando chegava na unidade, os atendentes já informavam de imediato que não havia a dose da vacina. “Tentei várias vezes no meu bairro, mas não consegui, eles me informaram que a dose chegava toda terça-feira, mas fui na semana seguinte e nada. Após algumas semanas, consegui a última vacina na unidade de saúde do Bairro Guanandi”, contou.

A funcionária pública Karen Paroni, de 30 anos, está há um mês e meio tentando a vacina para a filha que completou cinco meses hoje. "Ela já tem cinco meses e não consegui dar a ela nem a primeira dose, que é nos 3 meses. Já fui em seis postos aqui na região, mas não encontrei nada. Eu me sinto desamparada, porque eu pago um monte de impostos e no único momento que eu preciso do básico da saúde pública eu não tenho", concluiu.

A reportagem entrou em contato com o Ministério da Saúde, que informou que o estoque realmente foi reduzido durante alguns meses, mas que o problema foi devido a atrasos na entrega pelo laboratório responsável, a Fundação Ezequiel Dias (Funed). No entanto, garantiu que o envio da vacina para o mês de dezembro já foi providenciado e as doses serão distribuídas nos postos nos próximos dias, ainda neste mês. O ministério ainda informou que continuará atendendo a demanda dos estados de acordo com o cumprimento do cronograma de entregas pelo laboratório.

Dados do Ministério da Saúde apontam que neste ano foram distribuídos, 9,8 milhões de vacinas em todos os estados do Brasil.

VACINAÇÃO

A vacina faz parte da rotina do Calendário Nacional de Vacinação e está disponível durante todo o ano. A dose deve ser administrada aos 3 meses e aos 5 meses, com reforço aos 12 meses. Para crianças que não receberam o reforço aos 12 meses, a vacina poderá ser administrada até os 4 anos. Os adolescentes de 12 e 13 anos também deve ser vacinados, com dose única que serve também como reforço.

MENINGITE

A Meningite é uma doença causada por uma bactéria gram-negativa chamada Neisseria meningitidis, que possui diferentes sorogrupos. Esta doença provoca sintomas como febre, dor de cabeça, náusea, vômito ou sinais de inflamação das meninges, e quando não diagnosticada de forma precoce pode levar a morte ou deixar sequelas como surdez ou lesões cerebrais.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 20 de Julho de 2019
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Sexta, 19 de Julho de 2019
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Quinta, 18 de Julho de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)