Cassilândia, Domingo, 29 de Novembro de 2020

Últimas Notícias

09/11/2020 18:00

Com estiagem severa e incêndios, pesquisa aponta queda de 40% no nível de rios

Pesquisadores recolheram amostras para avaliar impacto dos últimos danos no bioma pantaneiro.

Midiamax
Com estiagem severa e incêndios, pesquisa aponta queda de 40% no nível de rios

Equipes do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) estão recolhendo amostras de rios do Pantanal para avaliar a qualidade da água e se houve impacto causado pelos incêndios e a seca extrema. Levantamento das águas de Porto Murtinho e Ladário indicam queda na quantidade dos níveis em 40%.

Os pesquisadores percorreram 24 pontos de monitoramento e encaminharam para análise em laboratório. O estudo irá avaliar o antes, durante e o resultado da via fluvial.

Foram coletadas as amostras nos trechos dos rios Piquiri, Itiquira, Cuiabá, Paraguai, Nabileque, Branco e Apa, além do Canal do Tamengo. A fase da coleta aconteceu entre os dias 21 de setembro a 2 de outubro. Foram cerca de 1,2 mil quilômetros percorridos. Já a segunda campanha entre os dias 20 de outubro a 5 de novembro.

“A partir da primeira campanha de amostragem, ocorrida ainda no período de estiagem (setembro e outubro), a avaliação feita a partir das análises e medições efetuadas indica que a qualidade das águas no rio Paraguai e afluentes ainda se apresentava preservada e dentro das características esperadas para essa época do ano”, explica a chefe da Unidade de Monitoramento do Imasul, bióloga Marcia Cristina de Alcântara.

Primeiros resultados

“Os primeiros dados apontam para uma normalidade e são bastante coerentes com os dados

Porém, o chefe da unidade de laboratórios, Francisco Gilvanci dos Santos, explica que o levantamento de vazão instantânea medidos nos meses de setembro e outubro, em Ladário e Porto Murtinho indicam diminuição da qualidade em 40% comparada ao ano de 2019.

“Isso ocorre devido ao período de extrema estiagem que interfere na relação entre chuva e vazão, diminuindo o volume de escoamento”.

Os estudos devem ser feitos mensalmente, onde as amostras passam por 22 parâmetros de qualidade da água. Os pesquisadores coletam água da superfície, as vazões, solo, planície pantaneira. Os dados são enviados a ANA Agência Nacional de Águas) e ao Qualiágua (Programa Nacional de Qualidade das Águas).

oramento nessa época do ano. As concentrações de oxigênio dissolvido e pH estão em níveis normais, sem oferecer risco à vida aquática”, aponta o relatório.

Já a segunda campanha ainda está em análise. Conforme o governo do Estado, a informação preliminar é que comparando com a primeira fase do projeto, uma leve queda nos valores de oxigênio dissolvido e um leve aumento nos valores do pH foram encontrados, mas ainda dentro dos padrões para a época do ano e de acordo com série histórica.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 29 de Novembro de 2020
Sábado, 28 de Novembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)