Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Com base no ECA, nove foram multados por uso de cerol

Campo Grande News/ Fernanda Mathias - 19 de maio de 2010 - 15:32

Neste ano nove responsáveis por crianças ou adolescentes que brincavam usando pipa com cerol foram multados em Campo Grande. A informação é da delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e à Juventude, Maria de Lourdes Souza Cano.

Ela explica que o artigo 249 do Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que
pais que descumprem – de forma dolosa ou culposa – o dever de cuidar dos filhos, podem ser multados com multa de três a 20 salários mínimos, sendo o valor dobrado em caso de reincidências.

De acordo com a delegada, com a Operação Cerol, o número de acidentes causados por linhas de pipa impregnadas pela substância em 60%, na Capital. O cerol é a mistura de caco de vidros e cola, usado para cortar pipas em disputas. A delegada ressalta que as mortes caíram a zero.

“Estávamos tendo casos de mortes provocadas por acidentes com cerol em Campo Grande, o que era muito preocupante e isso desencadeou a operação especial de combate ao uso deste material”, afirma.

Além da repressão, é desenvolvido trabalho de conscientização da comunidade e principalmente nas escolas, mostrando para as crianças e adolescentes os riscos do uso do cerol em linhas de pipa. “E este ano nós começamos também a responsabilizar os pais na repressão da utilização do material”, explica.

A preocupação é principalmente com os períodos de férias escolares, quando as crianças passam mais tempo brincando nas ruas.



SIGA-NOS NO Google News