Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Com baixo estoque de plaquetas e bolsas sanguíneas, Hemosul convoca doadores

Notícias MS - 03 de janeiro de 2014 - 07:15

O Hemosul de Campo Grande está convocando doadores com urgência devido ao baixo estoque de plaquetas, hemácias e bolsas sanguíneas de todos os tipos. De acordo com a coordenação, a situação é alarmante já que no último levantamento de estoque foram contabilizadas poucas bolsas sanguíneas. Com a chegada dos feriados de fim de ano, o número de doadores diminuiu, porém esta queda somou-se ao baixo número de doadores constatados nos últimos meses.

O Hemosul alerta e reforça a convocação de doadores já que a falta de plaquetas afeta diretamente o fornecimento para os pacientes internados nos hospitais da Capital que dependem da Hemorrede para o tratamento de doenças hematológicas e oncológicas. Com a falta de plaquetas e de bolsas sanguíneas, o atendimento aos pacientes acaba sendo prejudicado e expondo-os ao risco.

As plaquetas são componentes do sangue fabricados pela medula óssea responsável pela coagulação, ou seja, têm com principal função coibir os sangramentos. O sangue contém grande quantidade de plaquetas e parte delas pode ser doada sem causar prejuízo algum à saúde do doador, porém só podem ser utilizadas até cinco dias depois da coleta.

A forma mais comum de coleta de plaquetas é por meio da doação de sangue. Após a coleta a bolsa de sangue é encaminhada para o fracionamento, onde é separada em quatro componentes: concentrado de hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado (fatores de coagulação). As plaquetas são armazenadas a uma temperatura de 20 a 24°C, sob agitação constante por três a cinco dias.

Para doar sangue é necessário estar munido de um documento com foto, ter entre 16 e 67 de anos, sendo que os menores de idade só poderão realizar a doação mediante autorização dos pais ou responsável. Também é necessário estar bem alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, nem mesmo socialmente, e pesar no mínimo 55 quilos.

SIGA-NOS NO Google News