Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/01/2014 07:15

Com baixo estoque de plaquetas e bolsas sanguíneas, Hemosul convoca doadores

Notícias MS

O Hemosul de Campo Grande está convocando doadores com urgência devido ao baixo estoque de plaquetas, hemácias e bolsas sanguíneas de todos os tipos. De acordo com a coordenação, a situação é alarmante já que no último levantamento de estoque foram contabilizadas poucas bolsas sanguíneas. Com a chegada dos feriados de fim de ano, o número de doadores diminuiu, porém esta queda somou-se ao baixo número de doadores constatados nos últimos meses.

O Hemosul alerta e reforça a convocação de doadores já que a falta de plaquetas afeta diretamente o fornecimento para os pacientes internados nos hospitais da Capital que dependem da Hemorrede para o tratamento de doenças hematológicas e oncológicas. Com a falta de plaquetas e de bolsas sanguíneas, o atendimento aos pacientes acaba sendo prejudicado e expondo-os ao risco.

As plaquetas são componentes do sangue fabricados pela medula óssea responsável pela coagulação, ou seja, têm com principal função coibir os sangramentos. O sangue contém grande quantidade de plaquetas e parte delas pode ser doada sem causar prejuízo algum à saúde do doador, porém só podem ser utilizadas até cinco dias depois da coleta.

A forma mais comum de coleta de plaquetas é por meio da doação de sangue. Após a coleta a bolsa de sangue é encaminhada para o fracionamento, onde é separada em quatro componentes: concentrado de hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado (fatores de coagulação). As plaquetas são armazenadas a uma temperatura de 20 a 24°C, sob agitação constante por três a cinco dias.

Para doar sangue é necessário estar munido de um documento com foto, ter entre 16 e 67 de anos, sendo que os menores de idade só poderão realizar a doação mediante autorização dos pais ou responsável. Também é necessário estar bem alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, nem mesmo socialmente, e pesar no mínimo 55 quilos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)