Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Com baixo custo ao produtor, moringa e mandioca podem ser utilizados em ração

Renata Volpe Haddad, Campo Grande News - 18 de fevereiro de 2016 - 09:17

Fácil de produzir, a moringa e a mandioca enriquecem a alimentação de aves de corte e postura. Com baixo custo ao produtor, os alimentos beneficiam a produção e o frango caipira pode atingir o peso de abate em torno de 90 dias, caindo para a metade o manejo alimentar.

O pesquisador da Embrapa, Frederico Lisita, foi ao assentamento Paiolzinho, em Corumbá, distante 419 km de Campo Grande, no último sábado (13) para ministrar uma palestra sobre os alimentos, já que os produtores, manifestaram interesse em começar criações de frango caipira.

De acordo com Lisita, os produtores acreditam que os alimentos são difíceis de ser encontrados na região. "Eles têm dificuldade para alimentar esses frangos, pois além de ser muito complicado produzir milho, o que vem de fora é caro em função do frete. O farelo de soja também é difícil de se obter na região. E galinhas e frangos se alimentam, basicamente, de milho e soja”, alega.

Sendo assim, o pesquisador apresentou a moringa e a mandioca como alternativas para alimentar esses animais. "No caso do frango caipira, que come só milho, praticamente, ele leva cerca de seis meses para atingir o peso de abate, que fica em torno de 2,5 kg", informa.

Na granja, os animais atingem o peso de abate em aproximadamente um mês. "A gente espera que, com a moringa e a mandioca na alimentação, o frango caipira atinja o seu peso de abate em torno de 90 dias. O tempo cai para a metade com um manejo alimentar que esses produtores têm condições de produzir aqui na região", avalia.


Mandioca – Em parte, a mandioca pode substituir o milho, já que é um alimento energético, conforme o pesquisador. "É uma cultura tradicional com a qual os agricultores já têm o costume de trabalhar na região e a mandioca tem que ser a que não serve mais para consumo humano", comenta.

Para utilizar a mandioca na ração do frango caipira, o pesquisador recomenda triturar a raiz com uma picadeira de forragem e deixe secar ao sol. "Quando atingir em torno de 15% de umidade, o material tem que ser moído e a farinha resultante está pronta para ser utilizada como ingrediente da ração”, afirma.

Moringa – Originária da Índia, a moringa tem altos teores de proteína nas folhas, segundo Lisita. Considerado um alimento de alto valor biológico, inclusive para humanos, a moringa é recomendada para mulheres em lactação, para pessoas com deficiência de proteína e até deficiência de minerais, porque é um alimento muito rico em ferro e cálcio.

Ele explica o processo. "É preciso colher talos finos e folhas, triturar e deixar secar ao sol para incluir na ração. Mas a moringa também pode ser cortada e fornecida in natura, à vontade, para esses frangos. Ela vai substituir, em parte, o farelo de soja por ser uma forrageira proteica”, explica.

Utilizando tanto a moringa quanto a mandioca, o pesquisador ressalta os benefícios nos gastos com a alimentação dos animais. “A mandioca que seria jogada fora se transforma em matéria prima. A única despesa que o produtor vai ter é com a própria mão de obra. O equipamento utilizado também é simples e muito econômico. E a moringa, que é fácil de produzir, pode ser usada para alimentar vários outros animais – cavalos, bovinos, suínos, caprinos. Então, o custo é muito baixo”, finaliza.

SIGA-NOS NO Google News